Nikon Df (16 Mp)





Bom, como ainda estamos em época de gastar dinheiro (se é que sobrou algum após Natal), aqui fica o vídeo de apresentação da mais recente câmara da Nikon: A Nikon Df (Digital fusion).

Aviso desde já que quem quiser comprar uma destas "meninas" precisa de se ter portado muito bem durante o ano... e dum Pai Natal muito generoso!
A Nikon Df é uma câmara pretensamente nostálgica de estilo "retro" e verdadeiramente clássico... para saudosistas e puristas. Pelo menos esse é o espírito subjacente ao lançamento deste produto. Uma câmara simples de manusear, com botões de acesso directo, Full frame (FX) e... nada de vídeo! Esteticamente faz-nos mesmo recordar as "velhinhas" FM2!
A Nikon Df mistura tecnologia da Nikon D4, com  a qual partilha o mesmo sensor de 16Mp; da Nikon D610, o sistema de AF de 39 pontos de focagem; da D800, o mesmo visor óptico...
Pessoalmente, em face do elevado preço a que esta Nikon Df vai ser vendida, não me parece que venha a ser um produto de sucesso... pelo menos em termos de unidades vendidas.
O público preferencial desta câmara são fotógrafos que pretendem uma câmara digital mas sem grandes funções... talvez para fazer impressões directas a partir de ficheiros JPG sem qualquer posterior edição...
Intitulada como câmara para puristas da fotografia, esta câmara distingue-se de todas as outras câmaras digitais da Nikon pela particularidade de ser a única a aceitar quase todas as objectivas fabricadas pela Nikon! Portanto, contrariamente a toda a restante gama de câmaras da Nikon, a Df distingue-se pela possibilidade de poder usar com perfeita compatibilidade objectivas Nikkor com mais de 50 anos, como as Pre-AI ou Non-AI! Mais nenhuma câmara da Nikon o consegue... De facto, só as objectivas da série IX e as objectivas especialmente concebidas para a primeira câmara AF da Nikon, a "F3AF" (para a qual somente se produziram duas objectivas: a 80mm f/2.8 e a 200mm f/3.5 ED IF)  é que não podem ser utilizadas com esta Nikon Df.
De resto, até o vídeo de lançamento desta Nikon é... simples!

3 comentários:

Francisco Baudouin disse...

Caro amigo José

Achei muito interessante esta DF, faz-me recordar a minha “velhinha” Nikkormat EL, de que guardo grandes recordações. Neste momento procuro vendê-la, só que não sei qual poderá ser o seu valor. Aproveito a ocasião para enviar os meus votos de umas excelentes Boas Festas e um excelente ano de 2014, votos extensivos a todos os seus leitores. Francisco Baudouin

Frederico Tavares disse...

Caro Amigo.
Votos de Um Próspero Ano Novo com muitas fotos e conselhos.
Frederico Tavares.

José Loureiro disse...

Obrigado a ambos e um óptimo 2014 para vocês também!