Dicas de Photoshop - Ferramenta "Dodge and Burn": Clarear e Escurecer selectivamente



 




A
ferramenta "Dodge and Burn" (Clarear e Escurecer) é uma excelente ajuda para recuperar ou intensificar a luminosidade selectiva numa fotografia. Na verdade, não há muito a dizer acerca desta ferramenta... a sua utilização é simples: "Dodge" para clarear, "Burn" para escurecer!

Como?
Basta na régua de ferramentas lateral seleccionar estes itens e na barra do topo escolher o diâmetro do pincel, os tons sobre os quais que deve incidir (sombras, tons médios ou altas luzes) e a percentagem de opacidade/exposição do efeito. Depois é só passar em cima das zonas que se pretende corrigir!
Esta ferramenta é útil, por exemplo, para recuperar céus pouco contrastados ou "deslavados", para recuperar e uniformizar sombras, etc...
Reparem na edição da imagem: De maneira muito simples, os brancos das paredes dos edifícios, os verdes da vegetação e a terra do chão, depois de "clareados" bem assim como o "escurecimento selectivo dalgumas zonas do céu, recuperaram o ar "deslavado" e tornaram a fotografia mais vivída!

Tal como disse, não há muito mais a dizer acerca desta ferramenta.... somente recordar que ela está lá há espera de ser usada! Útil e simples!

0 comentários: