Divulgação | Parceria com a marca TAMRON




Como decerto já devem ter reparado, na barra lateral do site, a partir de agora, passa a existir um "Banner" com ligação directa à representante Ibérica (Portugal e Espanha) da marca de Objectivas TAMRON - a ROBISA.
Quem é visitante habitual deste site sabe que ao longo dos tempos tenho mantido este espaço o mais sóbrio possível e tenho evitado a inserção de publicidade. Então, porquê fazê-lo agora?

Penso que os leitores e outras entidades que me tem solicitado a colocação de publicidade (e que sempre tenho recusado) merecem, por simples que seja, uma explicação.... Face ao crescimento que o site tem tido é normal que cresçam também as expectativas de quem o visita. Ora, um dos temas ou vertentes em que tenho insistido é precisamente na divulgação e informação acerca de equipamento fotográfico. Nesse contexto, este apoio/parceria com a ROBISA é uma mais valia. A contrapartida é a publicidade aposta no banner ao lado.

Bom, como já referi, esse "link" surge como consequência de contactos iniciados há já algumas semanas... em que os representantes da marca me propuseram a divulgação dos seus produtos no nosso mercado através deste espaço.
Pois bem, essa parceria vai permitir a cedência de equipamentos para testes, cuja opinião no seguimento do que é tradição, publicarei aqui no Blog. Um dos primeiros versará precisamente sobre a objectiva ilustrada no banner acima: A grande-angular TAMRON SP AF 10-24mm f/3.5-4.5 Di II! Uma objectiva, bastante procurada e acerca da qual muitos me tem solicitado informação/opinião que, todavia, nunca pude, até agora, satisfazer por não ter testado... 
No entanto, aproveito, desde já, para esclarecer que a opinião acerca dos produtos da TAMRON será acima de tudo informativa e técnica. Isto é, não terá carácter comercial ou publicitário e como sempre será isenta!

Tudo isto para explicar que, com esta parceria, também os leitores ficam a ganhar pois poderão ter a oportunidade de ver testados (e ver publicada a opinião) acerca equipamentos fotográficos que eventualmente estejam interessados em adquirir!

Para já, convido-vos a visitar o site da "ROBISA" onde poderão conhecer, além de toda a gama de objectivas TAMRON, outros produtos que a mesma comercializa. Depois, porque não aproveitarem para comentar e/ou fazer sugestões acerca do que gostavam de ver futuramente aqui testado... Para aceder ao site, basta clicar no Banner existente na barra lateral ou do início deste "post"!

8 comentários:

Amazonas Extreme disse...

Gosto muito dos seus artigos.Parabéns pela parceria com a Tamron.Eu pretendo comprar a lente SP 24-70mm 2.8 e pretendo usá-la com a Nikon D7100 que tbm pretendo comprar.Mas estou em dúvida se é MUITO mais interessante usar esta lente em uma camera full frame.
RAFA BOMFIM de Manaus-Amazonas-Brasil

José Loureiro disse...

Qualquer 24-70mm FX é melhor “aproveitada” com câmaras daquele formato do que em DX, pois nas FX poderá usufruir na totalidade das capacidades que os 24mm oferecem em termos de ângulo de imagem…
No entanto, esquecendo a “perda” dalgum ângulo da imagem nas distância mínimas focais (em câmaras DX Nikon, a 24-70mm equivale a uma 36-105mm) a qualidade de imagem que proporciona é igualmente boa em ambos os formatos. Ou seja o que for bom (e mau) manter-se-á inalterado em ambos os formatos. A questão do aproveitamento da totalidade do ângulo para que foi concebida (e que está a pagar uma vez que as objectivas FX são mais caras que as DX) é se não será totalmente rentabilizado.

Rui Martins disse...

Muito Boa José Loureiro! Por intermédio de um amigo sigo agora o seu trabalho com grande entusiasmo, principalmente as fotos Macro, uma Grande Paixão minha também. Gostaria de me iniciar nesta "forma" de fotografia e queria pedir-lhe uma ajuda se possível? Tenho uma Nikon d5100 e gostaria de adquirir uma lente para foto macro, o que acha da TAMRON AF SP 90MM/2,8 DI MACRO VC USD PARA NIKON? Que objectiva me aconselhava? E o Flash... Seria o Sb-900??? Desculpe o incómodo, um fortíssimo abraço. Grato pela Atenção

José Loureiro disse...

Caro Rui Martins
Antes de mais as minhas desculpas pela demora na resposta mas nem sem o tempo chega…
Bom, quanto à TAMRON AF SP 90MM/2,8 DI MACRO VC USD, até ao momento o contacto que tive com uma unidade foi muito fugaz… Penso que se trata duma boa objectiva (afinal até foi merecedora dum prémio EISA) mas, pessoalmente, ainda não possibilidade de testar mais a fundo nenhuma… Vá estando atento ao site que, mais dia menos dia, seguramente vai haver um artigo de opinião acerca dela.
Em relação ao Flash, exceptuando os SB-400 (pela sua muito pouca versatilidade), qualquer outra unidade da Nikon é uma boa aquisição.

Barrote Dias disse...

Gostaria de saber se me podem ajudar.
Eu tenho uma Canon EOS 5D que funcionou durante muitos anos com uma objectiva tamron 28-300, até que partiu a ligação entre a objectiva e a máquina, então encontrei, por bom preço no OLX uma Tamron 18-270 que adquiri, qual não foi o meu espanto verificar que há incompatibilidade entre a objectiva e a máquina, aparece a imagen em circulo em vez de rectangular, que fazer???
Obrigado
Manuel Dias

José Loureiro disse...

Olá caro Barrote Dias
Respondendo muito rapidamente à sua questão, a objectiva que comprou NÃO é compatível com a sua câmara!
Explicando: A sua câmara possui um sensor de tamanho FX e a objectiva Tamron 18-270mm destina-se únicamente a ser utilizada em câmaras DX. Os sensores de tamanho FX tem maiores dimensões que os DX (APS-C). Por isso as objectivas exclusivamente destinadas a câmaras DX não podem ser utilizadas em câmaras FX devido à sua construção interna. Não estão preparadas para a proporcionar a passagem de luz no ângulo necessário para cobrir toda a extensão dum sensor de maiores dimensões, como é o caso dos FX (Full frame). Daí que os bordos da imagem fiquem escuros. Se testar verá que a partir duma distância focal a partir sensivelmente dos 27 a 30mm esses bordos negros tendem gradualmente a desaparecer. O motivo porque isso acontece tem a ver com o menor ângulo de imagem captado pela objectiva a partir daquelas distâncias focais.
Se puder, deve ponderar a troca por outra objectiva compatível com o formato de sensor da sua câmara.
Espero ter conseguido esclarecer.

Unknown disse...

Ora Viva,
Olá José, Obrigado pela informação que disponibiliza neste blog.
Possuo algum equipamento Tamrom para o formado DX e estou bastante satisfeito, embora as lentes já comecem a necessitar de alguma manutenção.
Estou a pensar em adquirir equipamento FX contudo face ao preço sinto alguma dificuldade em arriscar, pois o suporte da Tamron em Portual (pelo menos que eu conheça) é escasso.
Será que alguém me pode ajudar a exclarecer esta dúvida?
Valerá apenas arriscar ou será melhor pagar muito mais, mas ter a assistência da Nikon por exemplo?

Muito Obrigado

José Loureiro disse...

Olá João Batista
A Tamron garante em Portugal assistência técnica à marca mediante entrega do equipamento nos estabelecimentos oficiais de venda.
Desde Janeiro do corrente ano que era suposto a Tamron ter assistência oficial no nosso País, nomeadamente, na cidade do Porto. Infelizmente, até á data, essa representação oficial de reparações ainda não se encontra a funcionar. As razões de tal atraso, tanto quanto sei, são várias e não disponho ainda de informação que me permita indicar uma data… Portanto, para já a assistência/reparação efectua-se mediante o envio para a representação técnica para Espanha ou para a Alemanha.