FMagazine | Colaboração com a edição nº 07 Março 2013


 
 
Recentemente fui contactado pela Flinpo (Fotografia em Língua Portuguesa – comunidade de Fotógrafos amadores e profissionais) pedindo-me colaboração para escrever um artigo técnico destinado a ser publicado na Edição nº 07 da FMagazine – o Magazine de divulgação da comunidade.

Pois bem, acedi com gosto ao convite e cá fica a divulgação da dita Edição com 120 páginas recheadas de excelentes fotos que convido todos a ver!

O artigo publicado “Fotografia de Estúdio: Alguns conceitos, considerações… e dicas!” pode ser visto nas páginas 58 a 63 mas há muito mais para ver…

Podem visualizar (gratuitamente J ) a FMagazine clicando aqui ou clicando na fotografia da capa!

Este mês, mais uma Zeiss... 80mm Biometar "Red MC"



Há algum tempo atrás tive oportunidade de testar uma Carl Zeiss 80mm Biometar f/2.8. Uma objectiva que me surpreendeu positivamente, cujo artigo de opinião pode ser visto aqui »» (abre em novo Link).
A objectiva que agora tenho para testes é precisamente a mesma... Ou quase! Somente com uma diferença... trata-se da melhor versão do modelo, facilmente diferenciado pela inscição das letras vermelhas a designar os "coatings" que são melhorados. Daí o nome "Red MC" (MC = Multi-Coatings).
Esta foi a segunda fotografia que captei com a referida objectiva, num dia encoberto, montada numa D300... Para já o que deu para reparar foi nas faixas azuladas (aberrações cromáticas) ladeando os brancos quando usada nestas condições e na sua abertura máxima. Nada de muito relevante mas, como disse, as condições de luz também não ajudaram... vamos, com tempo, captar mais fotos e, embora não possua o primeiro modelo testado para efectuar uma compração directa, logo se vê se as pequenas letras a vermelho "MC" fazem realmente alguma diferença...