Primeiras macrofotografias do ano de 2013


 Nikon D300 + PK-13 + Micro Nikkor 60mm + SC-28 e SB-900 (c/Softbox)
@ 1/60 seg., f/22, ISO 200
 
 
 
Hoje aproveito para partilhar aqui as primeiras Macro-fotografias que captei neste novo ano que ainda agora está a começar.
Pessoalmente gosto de fazer este tipo de fotografia em dias mais quentes. A Primavera, é por excelência, a melhor altura do ano para fotografar vida selvagem como, por exemplo, insectos e flores. No Inverno, quer uns, quer outros, mal se vêem… mas há sempre outros motivos!
Há dias saí de casa com a ideia de fotografar aqueles pequenos fetos que crescem nos muros nesta altura do ano. No entanto, insisti mais a fotografar outro motivo que pelas formas e cores despertou a curiosidade…  


 

 Nikon D300 + Micro Nikkor 60mm + SC-28 e SB-900 (c/Softbox)
@ 1/80 seg., f/13, ISO 200
 
 
 
As fotos são parte das que tirei durante essa saída de campo (vá lá, mais concretamente, num carreiro ladeado de campos…) que fiz acompanhado dum dos leitores deste Blog (que por acaso, com o decorrer do tempo descobriu que eu morava por perto…). Bom junta-se o útil ao agradável. Por um lado, deu-me imenso “jeito” a sua presença pois doutro modo seria impossível sozinho captar este tipo de fotos… (mais à frente explico porquê). Ao mesmo tempo trocam-se umas ideias, respondem-se e fazem-se algumas perguntas e dessa “cavaqueira” lá se vai aprendendo mais qualquer coisa!
Parte do que sei, acerca de fotografia, posso dizê-lo, aprendi-o à minha custa e dessa maneira! Desde jovem costumava acompanhar fotógrafos de profissão e, ao mesmo tempo que satisfazia a minha curiosidade, ia tentando experimentar e por em prática aquilo que ouvia e via durante essa saídas… Lembrei-me agora de vos contar uma estória curiosa que me veio à memória! Certo dia, contráriamente ao que sempre fazia, depois de ter sido "chamado" para acompanhar um "trabalho" recusei-me determinantemente a acompanhar dois deles… O “trabalho de fotojornalismo” em causa era macabro demais para mim… tratava-se de fotografar um acidente... na linha do comboio… e mais não conto…!
Bom, mas houve também muitas outras alturas em que as saídas serviam para adquirir conhecimentos acerca de muitas “coisas” que queria fotografar sem saber, na altura, muito bem como. Ao mesmo tempo, o desafio de conseguir este ou aquele resultado, lá me iam fazendo gostar cada vez mais da fotografia e de fotografar!


 

 Nikon D300 + PK-13 + Micro Nikkor 60mm + SC-28 e SB-900 (c/Softbox)
@ 1/60 seg., f/45, ISO 200
 
 
 
Regressando ao presente… as fotos que acima podem ver são… fotos de musgo. Sim, isso mesmo! Musgo fotografado em pormenor e numa escala de reprodução superior à própria realidade. Os pequenos “casulos” fotografados não devem ter, em tamanho real, mais de 5mm…
Correspondem tal qual à forma como foram fotografadas. Em posterior edição, nada foi cortado, acrescentado ou modificado. Apenas foram corrigidas as curvas e níveis.
Para descobrirem o porquê das variações ou, se quiserem, das diferenças de resultados destas imagens que tiveram por base o mesmo tema, fotografado na mesma altura, com o mesmo equipamento, desafio a uma atenta leitura dos dados de exposição referentes a cada uma das diferentes capturas que se encontram mencionadas por baixo de cada imagem.


 

 Nikon D300 + PK-13 + Micro Nikkor 60mm + SC-28 e SB-900 (c/Softbox)
@ 1/60 seg. (+0.7 Ev), f/11, ISO 200
 
 

Todas s imagens foram captadas com recurso a uma objectiva específica para fotografia “Macro” (Nikkor 60mm f/2.8) e algumas delas ainda com recurso a um tubo de extensão (Nikon PK-13) acoplado entre a câmara e a objectiva.
Depois, (e aqui é que entra a necessidade dum “assistente”) foi usado um Flash (Nikon SB-900) com uma Softbox conectado à câmara (Nikon D300) através dum cabo (Nikon SC-28).
A grande vantagem de utilizar um Flash fora da câmara ligado através dum cabo é o de podermos colocar e direccionar o clarão para onde pretendemos. Em complemento, uma Softbox montada na cabeça do Flash serve para difundir a luz emitida pelo mesmo de forma uniforme e suave evitando-se reflexos. Enquanto fotografava (e duas mãos não são demais para segurar a câmara…) o “assistente” (obrigado Nuno J) colocava o flash estratégicamente direccionado para onde se pretendia.
Lá está… fácil de fazer, difícil de explicar em texto! A vantagem de estar no local é precisamente ver como se fez….