Cores de Inverno


Nikon D2x + Samyang 8mm Fisheye f/3.5
(f/5.6, 1/30 seg., ISO 100, Medição Central Ponderada, Exposição Manual)

Numa serra não encontrámos muitos motivos fotográficos que justifiquem o uso duma objectiva Fisheye. Contudo, há dias estive na bonita e histórica cidade de Guimarães e como ao longo dos anos já a fotografei com diversas câmaras e com objectivas de diversas distâncias focais decidi, desta vez, pura e simplesmente divertir-me e explorar a cidade de maneira diferente com uma das objectivas com que ando ainda a fazer uns testes: A pequena Samyang 8mm Fisheye. Nada como umas perspectivas (distorcidas) da cidade a 180º para variar! :)
Depois, aproveitando o sol, que decidiu aparecer, houve ainda tempo para passar na Serra da Penha onde as cores do Inverno estão bem presentes nesta altura do ano e lá fotografei alguns dos penedos de formas redondas tão característicos no local.
A bem dizer, "arredondar" o que já é redondo não faz grande diferença... Assim, o resultado foi este...
Como é usual, gosto sempre de fazer um ou outro comentário (ou mesmo dar uma dica) que acompanhem as fotografias que publico neste blog. Penso que também é disso que muitos dos leitores estão à espera...
Neste caso, passo a explicar por que é que a fotografia se encontra com um "crop" no terço superior. 
Muitos certamente pensarão que para conseguir fotos com cores vibrantes e intensas terão de captar as fotos com os motivos expostos sob luz solar directa. Nada disso! Este tipo de "coloração" consegue-se precisamente (nestes casos) quando os motivos se encontram uniformemente encobertos pela sombra.
A explicação é simples: "À sombra"  a luz distribui-se de forma uniforme e difusa. Não existem grandes contrastes devido à ausência das sombras duras provocadas pelo sol e, por outro lado, também não existem reflexos que provoquem "brancos estourados" ou altas luzes.
Em conjunto, esta situação permite explorar mais as cores e os tons médios em posterior edição.
Então, voltando à pergunta "porque é que a foto se encontra cortada no terço superior", facilmente perceberão que o que estava acima dos penedos era o céu. Nesta situação, das duas uma: Ou se expõe correctamente o céu, ou os penedos completamente envoltos em sombra. As variações de luz em situações deste tipo podem chegar até 5 Ev's. Nenhuma câmara fotográfica é capaz de registar correctamente tal amplitude!
(poderia ainda resolver-se este problema recorrendo a um filtro graduado ND ou ainda combinando duas distintas fotos em posterior edição sendo, neste caso uma com a exposição correcta regulada para o céu e a outra para  motivo à sombra...)
Ainda outro motivo que justifica o "crop": A composição! Esta fotografia é uma das excepções à Regra dos terços... O grande penedo, em posição central, é o motivo principal e é para onde de imediato o "nosso olhar" se dirige fazendo-se, então, de seguida a leitura do restante cenário.

0 comentários: