Samyang 8mm Fisheye: Em testes, "no terreno"!


Nikon D2x + Samyang 8mm f/3.5 Asp. IF MC Fisheye
@ f/3.5, 1/20seg., ISO 200, Medição Matricial, Exposição Manual *

Este fim de semana (prolongado, este ano, pela última vez...face às decisões dos nossos políticos em acabar a partir daqui com o feriado do "Dia da Implantação da República") aproveitei para testar "no terreno" duas objectivas que levei comigo.
No fundo acabei por só poder utilizar uma delas: A Samyang 8mm Fisheye.
A outra, uma Carla Zeiss Jena 65mm f/2.8 Flektogon (de Médio formato), vai ter de esperar até ser alvo duma cuidada limpeza...
Bom, as Fisheye são objectivas muito específicas (como não me tenho cansado de dizer...) e destinadas, essencialmente, a uma utilização criativa. "Fazem" fotografias tão boas, ou tão más, consoante o uso que lhes soubermos dar...
Antes de mais, sempre que utilizámos uma destas objectivas, devemos conhecer qual o tipo de deformação que a mesma faz, bem como o(s) locais na imagem a partir do qual a faz e com que intensidade. Basicamente é isso que vai fazer com que seja mais ou menos notório o efeito de "olho de peixe"!
Por exemplo, na imagem do topo, se tivesse escolhido colocar a linha do horizonte no centro do fotograma (em vez de a colocar bem na parte superior, quase a encostar no limite do enquadramento), não haveria qualquer deformação visível nessa mesma linha. Seria uma linha perfeitamente recta sem qualquer curvatura!
Adiante... daqui a mais algum tempo falarei mais em pormenor acerca das características desta Fisheye. Para já uma coisa é certa: Estas objectivas são puro divertimento!
Ah! E consegui chegar a casa com os pés secos! .... Algo que nem sempre acontece!

* Na foto:
Praia de Cepães, Marinhas - Esposende
Dia 6/10/2012 pelas 18:16h (sem tripé!)

Embora já tenha publicado a foto na página do Facebook cá fica um outro exemplo:


Nikon D2x + Samyang 8mm f/3.5 Asp. IF MC Fisheye
@ f/7.6, 1/200seg., ISO 100, Medição Matricial, Exposição Manual

7 comentários:

Helder Pereira disse...

Fisheye é mais para a arquitetura ou para paisagem José?
Já agora tente mostra samyang 14mm gostava saber mais sobre ela.
Deve se comparar essa samyang à Nikkor 14-24?
Comprimentos.

José Loureiro disse...

Olá Helder,
Para arquitectura seguramente esta Samyang não serve! A fotografia de arquitectura pressupõe rigor e isenção de distorções…. Algo que esta Fisheye como, de resto, todas as Fisheye’s não são, de todo, capazes. Quanto à fotografia de paisagem também é preferível uma objetiva Grande-ângular que uma Fisheye.
O campo de aplicação das Fisheye’s é a fotografia criativa! Seja qual for o tema.
Em relação à Samyang 14mm, trata-se duma Ultra Grande-ângular para formato FX e não duma Fisheye.
Se houver interesse por parte dalgum dos representantes da marca em ceder uma para testes… terei todo o gosto em “dar” a minha opinião!
No entanto, mesmo sem ter testado alguma duvido que a qualidade e as prestações possam ser comparáveis à Nikkor 14-24mm! Agora, uma dos factores a ter em conta na apreciação dum determinado produto é, também, o seu preço. Nisso, a Samyang 14mm, de longe, “bate aos pontos” a Nikkor 14-24mm! Ademais, para a maior parte dos utilizadores penso que a qualidade da Samyang deverá ser suficiente… mas, como disse, nunca testei/usei nenhuma.

Trilhos da Maria disse...

Queria em primeiro lugar dar-lhe os parabéns pelo blog só o conheci hoje.

Queria colocar-lhe uma dúvida:

Vou comprar uma lente fisheye para fazer umas "brincadeiras" e estou mt indecisa entre uma samyang nova e uma nikon em 2ªmão.

A samyang é de 8mm e a nikon é de 10,5mm como é para fazer umas "brincadeiras" estou na dúvida se a nikon faz bem o olho de peixe.

Eu neste momento tenho uma nikon 3100 mas estou seriamente a pensar comprar a 7000, por isso sei que neste momento tanto a samyang como a nikon tenho de focar manualmente pois a fisheye da nikon não tem motor na lente.

Obrigada e mais uma vez parabéns pelo blog!

José Loureiro disse...

Olá Maria.
Antes de mais obrigado.
Em relação ao seu “dilema”, a Nikkor 10.5mm tem, segundo a Nikon, tal como a Samyang 8mm, um ângulo de cobertura de 180º.
(A medição da cobertura angular nas Fisheye não é tão “rigorosa” de modelo para modelo e difere da típica medição das objectivas “convencionais”. Ou seja, uma Nikkor Fisheye 16mm tem, por exemplo, mais cobertura angular que uma grande angular Nikkor de 14mm)
Em relação à motorização, a Nikkor 10.5mm é uma objetiva com Auto-focagem (AF). A Samyang, não. No caso de futuramente adquirir a D7000 a Nikkor 10.5mm focará automaticamente e a Samyang continuará a focar somente de modo manual… Mas isso, sinceramente, não é muito relevante neste tipo de objectivas pois 80 ou 90% das vezes serão usadas com o foco “ao infinito” e não necessitará, por isso, de mexer sequer no anel de focagem!
A qualidade óptica das Samyang 8mm não é nada de especial. Creio que a Nikkor terá certamente uma definição e recorte de imagem superior. Contudo, neste tipo de objectivas (que reduzem a realidade de forma dramática) isso acaba por ser pouco relevante. O resultado final, após alguma edição das fotos, é mais que satisfatório! Além disso, a Samyang é robusta e agradável de utilizar. (Daqui a algum tempo publicarei aqui, no Blog, uma opinião mais aprofundada acerca desta objectiva)
Depois, Nikkor 10.5mm (usada) ou Samyang 8mm? Depende do preço a que conseguir adquirir a Nikkor e do estado da mesma…
No entanto devo dizer que a Samyang tem uma excelente (e dificilmente igualável) relação preço/qualidade!
Se eventualmente decidir pela Samyang pode contactar a Samyfoto (que tem uns bons preços…) e dizer que fui eu que recomendei :)!

Jon Gavin disse...

Mais um post sobre a Samyang 8mm com fotografias criativas que também aprecio...

Estou prestes a adquirir um "brinquedo"... Gostei dos resultados fotográficos e realamente com alguma edição, compensa a possível falta de rigor no recorte.

Obrigado pela partilha.

Tiago Baldasso disse...

Bom dia, José. Parabéns pelo trabalho. Chegou a trabalhar com a Rokinon FE8M-N 8mm F3.5 Fisheye? Tanto esta Rokinon quanto a Samyang não oferecem autofoco, certo? Elas aceitam o comando do motor da Nikon D7000? Obrigado.

José Loureiro disse...

Olá Tiago
A Rokinon que refere é exactamente a mesma objectiva do teste. Tal como disse no início, a Samyang é comercializada sob diversos nomes. Toda a construção, incluindo a estrutura, lentes, etc é exactamente a mesma! Só muda o nome sob que é comercializada.
Em relação à questão da auto-focagem, efectivamente, trata-se de uma objectiva exclusivamente de foco manual. Isto é, quer numa Nikon D7000, quer noutra qualquer câmara (Nikon, Canon, Sony, etc) apenas terá focagem manual!
Mas, para melhor esclarecimento pode ver o artigo de opinião acerca da mesma aqui »»