Nikon D600 | Uma nova câmara adicionada à gama FX






E eis que finalmente a Nikon lançou, no pretérito dia 13/09/2012, a mais pequena câmara da gama FX. Apelidada e anunciada como "a câmara Nikon (FX) acessível", a Nikon D600 inserir-se-á, supostamente como câmara de entrada de gama nessa categoria. No entanto, as suas características não ficam aquém das restantes FX! Trata-se duma câmara com sensor CMOS, full-frame, de 24,3 Megapixéis.
A gama de sensibilidades ISO situa-se entre os 100 a 6400 (expansíveis de 50 a 25.000).

Em termos de tamanho é a mais pequena das FX (Nikon) e o seu preço de lançamento (cerca de € 2.000,00) torna-a também a mais "barata" da gama... um preço ainda alto que, no entanto, nos próximos meses, devera baixar...

Quanto a fotos/seg., fica-se por 5,5 e as capacidades vídeo HD cumprem as 1080 linhas (Full-HD) a 30, 25 ou 24 frames/seg.

4 comentários:

William disse...

Agora sim entro pro mundo FX. Estava esperando ansioso a D600. Chegou a hora!

José Loureiro disse...

Sim, as câmaras com sensor de formato FX são efectivamente diferentes das DX permitindo, por isso, resultados, também, diferentes. Não quer isto dizer que sejam “pura e simplesmente” melhores que as DX mas, dependendo do tipo de fotografia que se faz (…bem como com as objectivas que se usam) possibilitam, nalguns casos, resultados melhores. No entanto, para já só existe ainda a possibilidade de fazer pré-encomenda… Ou seja, esta Nikon D600 ainda deverá demorar algum tempo a chegar às lojas. Possivelmente alguns meses… Depois, é aguardar mais algum tempo pois os preços, depois de “saciada a primeira fornada”, certamente que irão baixar qualquer coisa!
Pelo preço actual ainda somos levados a ponderar bem e a ficar com um dilema a nossa escolha entre esta D600 e a Nikon D800 que, actualmente, depois de passada a fase de lançamento, já se encontra com os “tais” preços mais competitivos…

William disse...

Boa dica, José Loureiro. Atualmente tenho minha D5100 e algumas lentes e posso aguardar até o próximo ano para ver o que acontece no mercado. Se o preço baixar mais um pouco valerá muito à pena. O que gostei nela é o fato de ser menor e mais leve, sem perder, aparentemente a qualidade superior.
De qualquer forma, no ano que vem pego minha D600 ou quem sabe a D800.
Você viu que a Canon acabou de lançar também uma FX mais acessível (6D), parece uma tendência e acho muito legal.

Atenciosamente,
William (leitor assíduo do site).

José Loureiro disse...

Sim, tinha acabado de saber… pensava que iria ser só anunciada durante a Photokina 2012.
Já está o vídeo promocional num novo “Post” no Blog!
Obrigado!