Em teste este mês: Carl Zeiss 80mm f/2.8 Biometar


 Nikon D2x + adaptador Pentacon six > Nikon F + Carl Zeiss Jena DDR 80mm f/2.8 MC Biometar
@ f/4, 1/200seg., ISO 100, Medição Matricial (2D), Exposição Manual
Durante este mês foi-me cedida para testes uma objectiva da Carl Zeiss. Trata-se duma objectiva, de focagem manual, específica para câmaras de médio-formato. Todavia, com recurso a um adaptador, funciona nas actuais DSLR (Canon, Nikon, Sony, Pentax). Dependendo do modelo da câmara, pode ser usada nos modos M ou A (na Nikon D2x, depois de introduzidos os dados referentes ao uso de objectiva sem CPU podem fazer-se obturações inclusivamente nos modos "S" e "P"! A leitura de luz mantém-se correcta ao longo da escala de aberturas do diafragma. Não obstante, nos dados Exif, a única abertura indicada (independentemente do valor f/stop usado) é sempre o que foi introduzido nos dados...neste caso f/2.8.
Bom, essas considerações ficam para mais tarde...
Estas objectivas produzem imagens de características únicas. Desde logo, sendo construídas para o médio-formato, apresentam certos aspectos positivos e outros negativos... cada uma delas tem uma personalidade própria... mas isso também fica para mais tarde....
Hoje lembrei-me de partilhar esta fotografia somente para ilustrar um dos aspectos que, de imediato, me fez "render" ao uso desta Carl Zeiss 80mm Biometar em DSLR's.
Analisem a imagem e vejam se descobrem!

2 comentários:

Helder Pereira disse...

Uma pequena Pergunta José
posso usar um helios 44-2 sem problemas numa 5d mark II?

José Loureiro disse...

Olá Helder.
Ao que sei, sim e não… depende da versão da objectiva e (talvez) do adaptador.
Não sou tão conhecedor nem, por consequência, estou tão apto para fornecer informações acerca das compatibilidades de equipamento Canon como estou acerca do equipamento compatível com a Nikon… No entanto, partindo do início, ao que julgo, existem várias versões da Hellios 44-2 e (penso) que nem todas serão compatíveis…
Com um adaptador “m42”, é sim possível usar pelo menos, ao que julgo, (ALGUMAS versões) das Hellios 44-2 em câmaras Canon como a 5D, a MKII e até na 7D, entre outras...
A única dúvida que me resta é saber se qualquer adaptador serve…. Como a Hellios 44-2 quando foca ao infinito fica com o último elemento muito recuado pode existir o risco de interferir com o levantamento do espelho, danificando-o… Ou seja, antes de experimentar necessita mesmo de ter a certeza dessa compatibilidade!
Penso que se contactar com o Nuno Rodrigues da loja “Sítio do Cano Amarelo” (com quem tenho desde há pouco tempo uma parceria) poderá esclarecer essa questão e eventualmente até comprar o respectivo adaptador.