Na falta de cão... há sempre o gato!



Samsung Note (Telemóvel - 8mp)

Numa altura em que cada vez mais se tentam concentrar funções típicas e especificas de distintos equipamentos electrónicos num só, pessoalmente, continuo-o a achar (tal como diz o velho ditado) que “cada macaco deve estar no seu galho”.
Hoje em dia, os telemóveis possuem opções tão diversas como a possibilidade de nos ajudar a encontrar a nossa localização e/ou caminho a seguir via GPS, ouvir musica, fazer e visualizar filmes, captar fotografias... Hã! E também servem para fazer chamadas telefónicas!

Bom, é indiscutível que ao nível das funções secundarias (serão…?) que estes equipamentos possuem tem havido uma enorme evolução. Começaram por não ser mais que simples equipamentos destinados a efectuar chamadas telefónicas mas rapidamente surgiram, alguns modelos, com câmaras que possibilitavam o registo de imagens.

Dos 1 a 2 Mp, dos primeiros modelos, até aos mais recentes que permitem captar fotografias com 8 ou mais Mp a evolução foi ainda mais rápida! Além disso, alguns telemóveis, já possibilitam a escolha entre vários modos de exposição, compensação de valor de exposição, selecção de valor de sensibilidade ISO, etc., etc...

Tal como disse, continuo a achar que quem quer tirar fotografias deve comprar uma câmara fotográfica, quem quer filmar deve comprar uma câmara de vídeo e aí por diante...

Todavia, há sempre que ter em conta os aspectos positivos… Hoje em dia, praticamente todos dispomos e temos “à mão” uma maneira instantânea de registar imagens! E por vezes, um mero registo, desprovido de preocupações estéticas ou artísticas, acaba por ser tão ou mais importante que uma fotografia que os contemple…

No entanto, de certa maneira, esta fotografia contraria aquilo que acabo de dizer... Em todo o caso, só usei o telefone para captar esta fotografia porque, de passagem no local, as condições de luz do momento eram apelativas e pareceu-me que dariam uma “foto simpática”. Como não tinha comigo qualquer câmara fotográfica para registar o momento...

Assim, lá teve de ser... Um pouco de edição em CS (que consistiu basicamente no acerto de níveis e saturação selectiva de cores) e voilá! Uma foto com resolução suficiente para ser impressa em tamanho grande! Se não dissesse até era capaz de passar despercebido, não?

Já agora, cá fica uma outra fotografia do local mas, desta vez, captada com uma Nikon D2x e uma Samyang Fisheye 8mm:


By the way... Local: Esposende, Portugal!

6 comentários:

Questiuncas disse...

Como o José escreveu, e muito bem "...as condições de luz do momento eram apelativas..." porque, fotografia com telemóvel em ambientes de pouca luz é para esquecer.

Apesar de cada vez mais os telemóveis parecerem-se com os CTT (vendem tudo, inclusive selos) não devemos esquecer a função principal do equipamento -telefonar- e depois há os extras, um deles é a fotografia.

Jaime Henriques disse...

Notável registo feito com um telemóvel. Fiquei pasmado com tal qualidade. Muito bom. Parabéns !!!
Um abraço

William disse...

Mas, tem um fator importante: é um equipamento limitado na mão de um grande fotografo, ou seja, eu não faria igual, e nem sequer perceberia que o local daria uma foto assim. E, provavelmente se percebesse, mesmo que estivesse com uma DSLR, certamente teria obtido um resultado inferior...
Abraço.

Marco C. disse...

agora é tirar uma foto no mesmo local, com condições parecidas se possível, com a câmara fotográfica e colocar aqui p compararmos resultados :)

José Loureiro disse...

E porque não? Se algum dia se vier a proporcionar, fica desde já prometido!:)

mfc disse...

E a foto ficou na verdade bem simpática!