Sea Festival 2012 | Ílhavo

Chegada ao porto do veleiro "Alexander von Humboldt II"




Hoje ficamos com algumas imagens da edição deste ano do Sea Festival que se realizou em Ílhavo entre os dias 3 a 6 de Agosto.
A paragem, entre Cádiz e A Coruña, destes navios participantes na “The Tall Ships Races 2012” neste local,  deve-se ao acolhimento e apoio do Município de Ílhavo.

O evento traduz-se, além da oportunidade de ver reunidos os maiores veleiros do mundo, também, numa óptima ocasião para fazer umas fotos.
Curiosamente uma das fotografias com mais "alma" que captei - a do topo - não retrata directamente o próprio veleiro em si, mas antes a essência náutica que o rodeia... há sempre que estar atento a outros motivos além daquele que nos parece ser o principal e mais evidente!
Ao lado, o "Dar Mlodziezy", um veleiro Polaco.
 
 








Entre as várias embarcações, o "CREOULA", um antigo Bacalhoeiro, (imagem ao lado) era uma das mais visitadas. Este ano, aliás, comemora-se uma data especial - os seus 75 anos de existência!

Alem deste, havia ainda um outro navio Português em visita no local: O "SANTA MARIA MANUELA". Um veleiro muito idêntico ao "Creoula".


 









Um dos veleiros quem também reunia a simpatia dos visitantes era este "Guayas". Um navio-escola da Armada Equatoriana.
PS: Clicar nas imagens p/aumentar.

Fotografia de Aves | Mais três novas espécies


Cotovia-montesina (Galerida theklae)

Em finais de Julho lá estive, de novo, pelas bonitas terras do Nordeste transmontano. Como não poderia deixar de ser (…e para não variar), sempre que visito a região, lá levo comigo a Nikkor 80-400mm. Uma teleobjectiva relativamente pequena que, quando montada num monopé e graças ao sistema VR, permite captar fotos na sua máxima distância focal com bastante recorte.

Um dos motivos porque o faço justifica-se com o facto de tentar sempre aproveitar a ocasião para obter algumas fotografias de aves comuns naquela região mas pouco vistas noutros locais, designadamente onde resido.

Bom, desta vez, fiz duas pequenas saídas matinais (…diga-se que ia já a manhã um pouco avançada) tendo, mesmo assim conseguido observar várias espécies como os enormes Grifos, Tentilhões-comuns, Toutinegras

No entanto, nem tudo o que se observa se fotografa… Mesmo assim, por um registo que seja duma nova espécie, vale sempre a pena levantar cedo e começar o dia com uma calma caminhada por bucólicos carreiros ladeados por campos ou árvores!
A poucas centenas de metros da povoação de Lagoaça (Freixo-de-Espada-à-Cinta) a paisagem rural começa a evidênciar-se. A tranquilidade e o silêncio tomam lugar e as aves podem ser observadas no seu verdadeiro Habitat natural.
Variadas espécies - nas árvores, fragas ou terrenos - lá estão elas!

Isto sim! Para quem vive na cidade (como eu) tudo isto tem um sabor ainda mais especial!

A Cotovia-montesina, espécie típica na região (retratada  na imagem do topo), foi um bónus duma dessas saídas. Muito lentamente lá me fui pouco a pouco aproximando da ave, captando registos cada vez mais próximos… consegui estar a uns escassos metros da mesma!

No entanto, as condições de luz para este tipo de fotografia não eram as ideais… Obtêm-se melhores resultados em dias nublados ou até mesmo em dias de chuva que com um sol resplandecente. Nesses dias a luz está difusa diminuindo os riscos de “brancos” estourados”. De igual modo, toda a ave – em dias com estas características - fica uniformemente iluminada, sem grandes contrastes.

Não tenho qualquer dúvida em afirmar que esta “qualidade da luz” dos dias nublados vale bem mais que a "quantidade de luz" dos dias de sol radiante pois, a primeira, propicia a inexistência de reflexos e brilhos nas penas das aves obtendo-se uma mais correcta exposição.

Em suma: Lá consegui acrescentar três novas espécies ao site "Aves de Portugal". A Cotovia-montesina  (fotografada nos terrenos das imagens), a parecida Cotovia-de-poupa, e o Estorninho-preto (infelizmente, esse último, só consegui fotografar numa inestética antena já no centro da povoação... mas fica, pelo menos, para registo da espécie, o que também é importante).

Na falta de cão... há sempre o gato!



Samsung Note (Telemóvel - 8mp)

Numa altura em que cada vez mais se tentam concentrar funções típicas e especificas de distintos equipamentos electrónicos num só, pessoalmente, continuo-o a achar (tal como diz o velho ditado) que “cada macaco deve estar no seu galho”.
Hoje em dia, os telemóveis possuem opções tão diversas como a possibilidade de nos ajudar a encontrar a nossa localização e/ou caminho a seguir via GPS, ouvir musica, fazer e visualizar filmes, captar fotografias... Hã! E também servem para fazer chamadas telefónicas!

Bom, é indiscutível que ao nível das funções secundarias (serão…?) que estes equipamentos possuem tem havido uma enorme evolução. Começaram por não ser mais que simples equipamentos destinados a efectuar chamadas telefónicas mas rapidamente surgiram, alguns modelos, com câmaras que possibilitavam o registo de imagens.

Dos 1 a 2 Mp, dos primeiros modelos, até aos mais recentes que permitem captar fotografias com 8 ou mais Mp a evolução foi ainda mais rápida! Além disso, alguns telemóveis, já possibilitam a escolha entre vários modos de exposição, compensação de valor de exposição, selecção de valor de sensibilidade ISO, etc., etc...

Tal como disse, continuo a achar que quem quer tirar fotografias deve comprar uma câmara fotográfica, quem quer filmar deve comprar uma câmara de vídeo e aí por diante...

Todavia, há sempre que ter em conta os aspectos positivos… Hoje em dia, praticamente todos dispomos e temos “à mão” uma maneira instantânea de registar imagens! E por vezes, um mero registo, desprovido de preocupações estéticas ou artísticas, acaba por ser tão ou mais importante que uma fotografia que os contemple…

No entanto, de certa maneira, esta fotografia contraria aquilo que acabo de dizer... Em todo o caso, só usei o telefone para captar esta fotografia porque, de passagem no local, as condições de luz do momento eram apelativas e pareceu-me que dariam uma “foto simpática”. Como não tinha comigo qualquer câmara fotográfica para registar o momento...

Assim, lá teve de ser... Um pouco de edição em CS (que consistiu basicamente no acerto de níveis e saturação selectiva de cores) e voilá! Uma foto com resolução suficiente para ser impressa em tamanho grande! Se não dissesse até era capaz de passar despercebido, não?

Já agora, cá fica uma outra fotografia do local mas, desta vez, captada com uma Nikon D2x e uma Samyang Fisheye 8mm:


By the way... Local: Esposende, Portugal!

RED BURROS 2012 - MOGADOURO | FOTOGRAFIAS DA 3ª EDIÇÃO (Parte II)





















E aqui ficam mais algumas...
Para o ano há mais...espero!