Exemplo de construção de "Banner" para Site





A fotografia que esteve na base da construção deste pequeno "Banner", que me foi solicitado para ser utilizado num Site/Fórum de coleccionismo de artigos relacionados com café, apesar de simples, constituiu um desafio....
Primeiro, tornava-se necessário escolher algumas amostras de artigos temáticos. Até aqui nada de difícil. Depois, reuni-los e dispô-los de forma a construir uma só imagem. Na verdade, o que eu pretendia era, logo na captura, criar uma única imagem que englobasse todos os elementos sem ter de proceder (em posterior edição digital) a uma "junção" dos vários itens.... Ora, aqui é começaram as dificuldades...
As dimensões do "Banner" tinham de ser apenas de 800x140px (o tamanho do original que se vê na imagem). Ora, com uma medida tão pequena, designadamente no que toca à altura, a liberdade e escolha da disposição dos produtos fica limitada.
A composição dos vários elementos teria de ser coerente e tendencialmente horizontal.
Tentei uma primeira abordagem, mais "compacta" com todos os elementos mais próximos uns dos outros,  mas não resultava de todo... a imagem tornava-se "pesada" e de difícil leitura.
A solução foi "espalhar" de maneira estética e controlada a panóplia dos diversos itens a fotografar.
Contudo, o verdadeiro "truque" que, quanto a mim, fez com que a fotografia resultasse residiu na criação duma segunda imagem de forma reflectida. Dessa forma, subtilmente sem darmos por isso, deixámos de ter apenas uma imagem isolada e pouco interessante sobre um fundo negro, passando a complementar e a prolongar a visão dos produtos com a projecção dos seus próprios reflexos. No entanto, decidi manter apenas parte desse reflexo. Caso contrário, a imagem teria uma "duplicação" total o que, neste caso concreto, distrairia e dividiria o "nosso olhar" da correcta leitura da imagem principal. Por outro lado, obrigaria, também, a  uma grande redução do tamanho da imagem, deixando-a desproporcional em relação às medidas do "Banner".
A maneira simples de conseguir este "efeito" (de imagem reflectida), consiste na mera colocação dum vidro sobre um tecido (de preferência veludo) de cor preta tal como mostrado na imagem ao lado.
Em pós-produção pouco foi feito. Basicamente, acertaram-se alguns níveis e intensifiquei os negros.
Em relação à iluminação, a solução também foi simples: Uma caixa de luz sobre a composição e dois projectores laterais (embora não colocados conforme representados na imagem) foram suficientes para obter uma luz capaz de produzir uma imagem "espelhada".
A câmara foi colocada num plano ligeiramente superior à composição de forma a tornar possível a visualização de todo o contorno superior da chávena criando alguma volumetria.
Por fim, o "Banner", elaborado em CS5, foi complementado através duma nova camada com o respectivo "Leterring". O tipo de letra escolhido foi o "Lithos Pro", que achei ser adequado, tendo-o editado de forma a representar vários grãos de açúcar (afinal o nome e tema principal do site).
Por uma questão de coerência estética, foi ainda criada uma sombra, de forma invertida, a 20% da opacidade das letras principais.
E aí está!

4 comentários:

mfc disse...

Sempre amável na forma de ensinar!
Obrigado e um abraço.

Jaime Henriques disse...

Sempre disponível para ensinar a fazer. A imagem ficou com grande qualidade, reflexos e definição !!!!
Muito obrigado pela forma como ajuda os outros.
Cumprimentos

Manuel disse...

Como Administrador do fórum em questão e como autor do pedido para a elaboração do banner referenciado no artigo, quero expressar ao José Loureiro, em meu nome pessoal e dos demais Administradores do Açúcar & Companhia, o nosso agradecimento por este seu trabalho que nos deixou imensamente satisfeitos e que merece total reconhecimento público!

juvenila capparelli disse...

puxa bem facil qdo estudei faziamos fotos de frutas e era necessario tanto papel pra fazer fundo e ai consegui so com a sombra ,obrigada vc e muito prestativo.