Zeiss Ikon Box Tengor - Model 54/18 "Baby-Box" (1934~1938)



É difícil não ficar atraído pelas pequenas dimensões desta encantadora "Zeiss Ikon Baby Box". O seu tamanho? Apenas 8x6x5,5cm! Na verdade, mais parece um pequeno brinquedo... Mas não é!
Estas pequenas máquinas, de origem Alemã, conhecidas como câmaras"miniatura" foram populares durante os anos 30 pela sua facilidade de uso e transporte. Com um pequeno rolo denominado de "A8" ou "127"(como é mais conhecido), próprio para as mesmas e outros tipos de câmaras miniaturas da altura, conseguia captar 16 fotografias cujos negativos não ultrapassavam as dimensões de 3x4cm!
A primeira versão deste modelo de câmaras data de 1931 e esteticamente diverge da reportada na imagem (2ª versão -1934) pela isenção da placa decorativa hexagonal que rodeia a objectiva.
Por falar nisso... a objectiva desta pequena câmara, em concreto, é uma "Goerz Frontar" 50mm f/11 de foco fixo com uma única velocidade de obturação: 1/25 seg. (além de "B").
No fundo a estrutura desta máquina é extremamente simples - trata-se duma "Box Camera" - de corpo metálico revestido a imitação de pele com um visor (tipo "pull up") colocado na parte posterior do topo da câmara que é completado por uma moldura em arame na parte da frente (que tem de estar levantado para que o obturador funcione). Na parte traseira existem somente duas pequenas aberturas circulares transparentes revestidas a vermelho que serviam para confirmar a correcta posição da película (após rodar o rolo) para a próxima exposição - o número da exposição tinha que aparecer repetido nas duas aberturas.
Em baixo, para transmitir a noção do seu tamanho, uma comparação... com um relógio de pulso!



1 comentários:

Jaime Henriques disse...

Caro José Loureiro
A "Máquina" é linda. Nunca tinha visto tal preciosidade.
Obrigado por me ter dado a conhecer. Maravilha !!!
Cumprimentos
Jaime Henriques