Nome: desconhecido.... (Fotografia de Estúdio)
Nikon D300 + Micro Nikkor 60mm f/2.8
Exposição Manual @ f/14, 1/10 Seg., ISO 200, Medição pontual


 
Na falta dum artigo decente, cá fica (...novamente) outra fotografia.
Nada mais simples há que publicar um novo "Post" apenas com uma imagem! No entanto, apesar de grande parte dos internautas gostarem apenas de "ver" imagens, verdade é que, regra geral, elas pouco ensinam... No entanto são fotografias e é disso mesmo que se "fala" neste espaço. Por isso espero não desiludir aqueles que mais gostam de "perder" algum do seu tempo também a ler...
Bom  tudo isto para dizer que não tenho tido grande tempo para escrever novos artigos (e esses sim, dão trabalho...) e cá fica então uma outra fotografia de estúdio.
Trata-se duma pequena flor de cores contrastantes (não tem mais de 1cm depois de aberta) que achei interessante fotografar nas suas diferentes fases de desenvolvimento. Na imagem podem observar três dessas fases. Conforme vão "abrindo", as pétalas, vão recolhendo para trás e após caírem a flor gera uma pequena "semente" de cor roxa.  
Uma das dificuldades em fotografar estas flores consistiu na sua limpeza. Não sei se "perdi" mais tempo a limpá-las com um pincel de cerdas finas ou a fotografar... Como flores de jardim que são, estas flores, estão expostas a poeiras e algodões que pairam com abundância no ar nesta altura do ano. Fotografadas com este pormenor qualquer um desses elementos distrairia e seria suficiente para "arruinar" a foto...
Fotografar com um plano de fundo de tecido de cor preta foi uma boa escolha e ajudou a realçar a composição, as formas e as cores do conjunto.
Um dos artifícios que usei para tornar esta foto mais apelativa passou por borrifar discretamente o caule e as pétalas com água tornando-as mas "frescas".
Apesar de usar iluminação de estúdio contínua de pouco aquecimento, tive de ser rápido pois as gotas rapidamente desaparecem....
Um "truque" para prolongar o "tempo de vida" das gotas quando se fotografam em situações deste género consiste na simples troca do liquido que usámos para "criar" as gotas: Glicerina em vez de água! Com esse produto, as gotas demoram muito mais a desaparecer!
Depois, o que mais posso dizer que possa ser útil...? Tripé, cabo disparador, espelho levantado.... claro que sim! Tudo "normal" neste tipo de captura...
Quanto à iluminação:
Uma caixa de luz grande (Softbox) colocada sobre o assunto foi a principal fonte de iluminação para esta fotografia. Além disso, foram ainda usados dois projectores colocados lateralmente (à esquerda e direita) cuja luz foi reflectida por cartões "K-line" de cor branca direccionados de modo a eliminar algumas sombras.

2 comentários:

PhotoAttraction disse...

Luz fabulosa!

Jaime Henriques disse...

Grande qualidade. Perfeita definição e luz. Maravilha !!!