Depois da tempestade...


Castelo de Santa Maria da Feira
Nikon D2x + Nikkor 24-70mm f/2.8 + BW-CPL
@ 24mm, f/5.6, 1/125 Seg., ISO 100, Medição Matricial

A fotografia de exteriores, como todos sabemos, tem uma dependência directa e intrínseca das condições atmosféricas.
Andar com uma câmara fotográfica num dia de fortes chuvadas a fotografar ao ar livre não fará grande sentido mas.... Uma das boas alturas para fotografar surge logo depois dum forte aguaceiro quando alguns raios de sol iluminam o motivo.
A explicação para tal facto reside na isenção de poeiras uma vez que a chuva faz com que se depositem no solo. Dessa forma, a luz do sol não encontra obstáculos, nem é refracionada, pelos milhões de poeirentos grãos que pairam no ar, tornando as cores mais intensas. Uma das cores mais afectadas pelo fenómeno parece ser o azul do céu (uma das cores de mais baixa frequência do espectro visível pelo ser humano) mas todas as restantes cores ficam, também, realçadas. Inclusivamente, o branco (que não é uma cor do especto visível pois não tem nenhum comprimento de onda próprio) parece "mais branco"! De igual modo e pelo mesmo motivo, os contornos dos objectos (telhados, paredes, etc.) parecem visivelmente mais nítidos e recortados!
Esta fotografia é um exemplo duma dessas alturas em que a iluminação natural (depois dum forte aguaceiro) nos brinda com umas cores profundas e saturadas. Claro que esse efeito foi realçado  devido à utilização do Filtro Polarizador e  com uma pequena ajuda em pós-produção...

3 comentários:

mfc disse...

Estive lá e fotografei...
Mas esta é exactamente a diferença entre nós... o meu amigo sabe fotografar!!
Parabéns.

José Loureiro disse...

(…) Pelo menos vou tentando…. Obrigado!

Jaime henriques disse...

É uma espantosa foto. A qualidade de um grande fotografo é evidente. É lindo. Parabéns !!!!