Qual o significado das siglas dos diversos modelos e marcas de objectivas?





Cada fabricante de câmaras (ou objectivas) tem, subjacente aos seus produtos, siglas e terminologias próprias. Embora diferentes (de marca para marca por questões éticas e de direitos de registos…), significam, no fundo, quase sempre o mesmo…

Uma das perguntas que com frequência me fazem versa precisamente sobre o significado das diversas letras/abreviaturas que cada marca coloca nas suas objectivas e qual o seu significado.
Pois bem, recentemente tornaram a questionar-me acerca dessa questão e isso serviu de incentivo para escrever este pequeno artigo que tenta explicar o significado das principais siglas utilizadas pelos diversos fabricantes de objectivas...

Vamos lá ver então…
Muitas vezes uma objectiva encontra-se repleta de conjuntos de siglas ou abreviaturas. Muitos certamente ficarão confusos e, na hora de escolher uma nova objectiva, ficam na dúvida se este ou aquele modelo é ou não compativel com a câmara que possuem bem como o que querem dizer inscrições como:  "APO"; "IS"; "DG"; "AF-S"; "HSM", etc, etc....
Pois bem! Duma maneira geral, esta nomenclatura, associada às objectivas, indica as características técnicas de cada modelo em concreto.

Existem, especialmente, três tipos distintos de indicações técnicas que são usados pela maioria dos fabricantes:
  1. O primeiro reporta-se à existência dum sistema de estabilização. Esta é uma informação importante principalmente quando se trata de Tele-objectivas ou se pretende uma objectiva para fotografar em condições de pouca luz. São sistemas (incorporados nas objectivas) que permitem reduzir as vibrações resultantes do manuseamento pela mão humana. Actualmente estes sistemas tem sofrido um grande evolução e conseguem fazer com que se captem, em iguais condições de luz, fotografias com um ganho de 3 ou 4 f/stop's. Quase todas as marcas oferecem este sistema. No entanto, cada uma delas lhe dá nomes diferentes como mais abaixo podem ver... No fundo, apesar de cada marca ter um sistema próprio e diferente das restantes, não se pode dizer que nenhum deles seja melhor que o outro... todos visam reduzir as vibrações das capturas... somente se muda o nome das tais siglas!
  2. O segundo reporta-se aos sistemas de motorização das objectivas. Isto é, o mecanismo usado pelas objectivas que possibilita a "Auto-focagem". Grande parte das mais recentes SLR-D não possuem motorização própria pelo que é essencial que esse sistema de motorização esteja instalado na objectiva. Todas as marcas optam por um sistema focagem por meio de rotação resultante de ondas ultra-sónicas dado o silêncio e velocidade que estas permitem.
  3. O terceiro, que por sua vez  talvez seja o que mais difere de modelo para modelo, diz respeito às qualidades ópticas, nomeadamente os revestimentos utilizados nas lentes. São variadíssimos e duma maneira geral, apesar de distintos, todos tem a mesma finalidade: reduzir ou minimizar as aberrações cromáticas, reflexos, etc...

Feito este "preâmbulo" aqui ficam, então, os diferentes significados de cada uma das siglas mais comuns usadas pelas diferentes marcas:


 Sistemas de redução de vibração ou estabilização de imagem  

  • CanonIS (Image Stabilizer)       Tradução: “Estabilizador de imagem”
  • Nikon -  VR (Vibration Reduction)  -  Tradução:  “ Redução de vibrações”
  • SigmaOS (Optical Stabilization) – Tradução: “Estabilização Óptica”
  • Tamron – VC (Vibration Control) – Tradução: “Controle de Vibrações”

 Revestimentos ópticos com vista a melhorar a qualidade de imagem e/ou a diminuir/corrigir aberrações cromáticas, deformações, etc...  

  • NikonED – (Extra-Low Dispersion) – Tradução: “Baixa dispersão” *1
                      N – (NanoCrystal Coat) – Tradução: “Revestimento em Nano Cristal”

  • SigmaAPO – (Apochromatic) – Tradução “Apocromático” (sistema de revestimento para uma pequena dispersão de modo a minimizar as aberrações cromáticas)
                       EX – (EX Lens) – (Objectivas de construção mais cuidada em termos de robustez e nível óptico)
  • Tamron - XR (Extra Refractive Index) - Vidro de melhor qualidade que permite melhor passagem de luz através dos vários elementos ópticos)
                        SP - (Super Performance) - Objectivas "pro" com elementos ópticos mais cuidados
  • Tokina - SD (Super Low Dispersion) - Tradução: "Baixa dispersão" *1  
A Canon possui igualmente objectivas com revestimentos ópticos que visam diminuir as aberrações cromáticas SWC (Subwavelength Structure Coating). Todavia, essas siglas não são mencionadas nas objectivas.

*1 Significa que a objectiva possui um tratamento (revestimento das lentes) de baixa dispersão dos raios de luz incidentes. Quer isto dizer que a objectiva é pouco propensa a dispersar as cores que recebe em raios com diferentes comprimentos de onda. Por outras palavras... no limite, a chamada aberração cromática!


 Siglas relativas à indicação do formato da objectiva (compatibilidade com sensores de sistemas APS-C ou Full-frame)  

  • CanonEF-S (EF para o formato Full frame – 35mm) EF significa “Electro-focus”
  • Nikon  - DX (ou FX para o formato “Full frame – 35mm)
  • SigmaDC (A outra sigla DG reporta-se à compatibilidade das objectivas com o formato 35mm ou FX)
  • Tamron - Di-II (Di para o formato FX)
  • PentaxDA
  • Tokina - DX 

 Siglas referentes aos sistemas de motorização das objectivas  
  • Canon - USM (Ultra-Sonic Motor) - Tradução: "Motor Ultra-sónico"
  • NikonAF-S (Silent Wave motor ) - Tradução: "Motor por ondas silencioso" *2
  • Tamron - PZD (Piezzo Drive) - Tradução: Motor Ultrasonico baseado na tecnologia "Piezoelectrica" por emissão de ondas de alta frequência 
  • Sigma - HSM - (Hyper-Sonic Motor) - Tradução: "Motor Hiper-sónico"  
*2 - Basicamente todas as objectivas motorizadas actuais usam sistemas idênticos. Podem ver uma explicação melhor acerca deste tópico seguindo o Link no final deste artigo procurando pelas siglas AF-S.

Espero que este "glossário" tenha ajudado...
Para um melhor esclarecimento acerca de todas as outras siglas (relacionadas com a marca Nikon) podem ver aqui.

7 comentários:

Unknown disse...

Post muito interessante!

quimpadeiro disse...

Excelente. Muito útil e explicativo. Obrigado José




Cordeiro

J. Henriques disse...

Caro José Loureiro
Excelente informação. Leio com muita atenção as suas "Aulas". Muito obrigado
Cumprimentos

Joaquim Constâncio disse...

Como sempre tem habituado os seus leitores, um post muito bom e elucidativo que me vai ajudar a escolher melhor.

Viper disse...

Boas José!!

Um bom artigo!!!
Obrigado por estas explicações!

Abraço

Unknown disse...

Obrigado pelo post José, muito didático e preciso. Parabéns

JMMBorges disse...

Muito boa informacao obrigado