Wacom Bamboo CTH 470 "Pen & Touch" (Mesa gráfica)




Falar de “Fotografia digital” é, hoje em dia, falar de “Edição digital”. Na verdade, estes dois conceitos estão tão intrinsecamente ligados que raramente os podemos desassociar.

Nesse sentido, são vários os programas informáticos que conhecemos destinados à edição das imagens captadas pelas câmaras digitais. Programas pagos como Photoshop, Lightroom, Capture Nx, Phase One, etc. ou outros, de distribuição e uso gratuito, mais elementares como o Picasa, Infraview, entre muitos outros, fazem já parte dos computadores de todos aqueles que, depois de captadas as imagens, as pretendem editar!

Bom, mas além do já mencionado computador (PC ou Mac) existem ainda equipamentos que facilitam essa "Edição Digital".
A imagem do topo serve como exemplo demonstrativo da utilidade das mesas gráficas. Toda a imagem foi facilmente recortada e mudado o fundo com a Wacom Bamboo!



As Mesa Gráficas são, precisamente, um desses casos. Existem de variadíssimas marcas, modelos e tamanhos. Experimentei em tempos uma Wacom Intuos de tamanho A3 que achei grande demais para a finalidade em causa: Edição de imagens! Para este tipo de utilização não é necessária uma área de trabalho tão grande. Aliás, quanto maior for, mais movimentos amplos teremos de fazer. Uma utilização destas mesas para fins de Desenho possibilita um traço mais livre mas, na minha opinião, para edição de imagem esse tamanho torna-se num inconveniente.

Posto isto, passamos para as chamadas mesas gráficas pequenas. Também  existem uma variedade delas... Contudo, os produtos da Wacom tem fama reconhecida neste tipo de equipamento e esta pequena Wacom Bamboo (embora eu, digo desde já, não seja muito conhecedor na matéria) penso que segue a tradição.

Existem duas versões (neste tamanho) destas mesas gráficas "Bamboo": A Wacom Bamboo CTL 470 - que só funciona através de caneta (a custar cerca de € 60,00). E a que me pareceu mais apelativa, a versão CTH 470 "Pen & Touch" (cerca de € 90,00), o que significa que tanto pode ser usada com caneta (fornecida) como somente com movimentos de "toque" de dedos tal qual como num "touchpad" dum PC-portátil! A completar a gama, temos a versão de tamanho maior, CTH 670.
Esta Wacom Bamboo CTH 470 "Pen & Touch" foi introduzida no mercado há relativamente pouco tempo e faz parte da última (terceira) geração deste modelo de mesas. Acrescenta em relação ao anterior modelo (460) algumas inovações destacando-se, além da parte estética, o aumento e precisão de sensibilidade.
Resumidamente:
Adorei o seu funcionamento através da caneta, o qual é extremamente simples e preciso e, por outro lado, fiquei menos satisfeito com o seu funcionamento por toque. O reconhecimento é impreciso e facilmente a mesa "confunde" o tipo de toque e o que se pretende fazer com outra qualquer função transformando simplicidade em confusão....isso ocorre em certas situações... nomeadamente com as simples indicações de girar/rodar ao editar imagens grandes "ampliadas" a 100%!

As possibilidades de configuração e personalização são bastantes (para a caneta) mas para a função "touch" não encontrei grandes regulações...


Bem útil é o teclado Alfanumérico, que recolhe automaticamente para um canto do ecrã e reaparece sempre que detecta algum campo de inserção de números ou letras. Desse modo dispensa-se o uso do teclado:



Pese embora este equipamento seja de fácil instalação (via cabo USB), para tirar proveito deste equipamento necessitamos mesmo de instalar o software que o acompanha e que vem no CD. Caso contrário, o sistema operativo não vai reconhecer completamente o mesmo nem todas as suas funções.
Quem quiser pode ainda adquirir um "Kit Wireless" que se conecta na parte lateral e que possibilita o seu uso sem fios.



Que mais posso dizer...
A caneta não precisa de pilha, existem algumas aplicações para descarga "on-line" exclusivas para a mesma... os quatro botões existentes na mesa são programáveis... enfim, pelo caminho, deixo alguns "screenshots" relativos ao software e funções e, acima, o vídeo promocional!
Prático e útil.
Gostei e recomendo! Quem sabe possa ser uma ideia de prenda para o Natal!

5 comentários:

mfc disse...

Cá continuam os teus ensinamentos sempre úteis.

Suzanna disse...

josé, comprei esse equipamento e gostaria de saber como retiro fundo de fotografias... Pode me dar uma dica? Abraço, Suzanna.

José Loureiro disse...

Olá Suzanna.
Isso não depende da mesa gráfica mas sim do programa de edição que usar…
Em Photoshop, seleccionámos a área à volta do que queremos recortar (com a varinha mágica, por exemplo) e eliminámos essa área substituindo-a pela cor que queremos.
Mas existem muitas outras possibilidades de o fazer dependendo do que pretende e do programa que usar….
No fundo, a Wacom Bamboo CTH 470 só serve com “ferramenta” para simplificar e o nosso trabalho… o que poderíamos fazer com o rato do computador ou com a pequena “pad” dos portáteis fica muito simples e preciso recorrendo à caneta e à mesa gráfica!

Rodrigo disse...

Onde que você conseguir compra-la?

José Loureiro disse...

Em qualquer superfície comercial que venda equipamento electrónico (computadores) penso que não terá dificuldade em encontrar...
Em Portugal, inclusive nas grandes superfícies (nas áreas específicas) encontra.