Nikon SB-910 - O "novo" Flash da Nikon

Imagem: © Nikon USA



E aí está o novo flash da Nikon: O SB-910!

Oficialmente introduzido no mercado no pretérito dia 29/11/2011, visualmente quase em nada difere do SB-900. E quanto a características técnicas o mesmo se pode dizer. Existe uma ou outra diferença no grafismo e é imperceptivelmente mais pequeno...

No fundo, não me parece que as inovações justifiquem sequer um novo nome de produto mas como ultimamente a marca tem sido parca em lançamentos de novos equipamentos...
Na realidade (a julgar pelos dados oficiais disponibilizados pela Nikon), neste "novo" Nikon SB-900, só duas alterações dignas de relevo foram efectuadas em relação ao modelo anterior.

Uma prende-se com o muito criticado problema de sobreaquecimento que, supostamente, passa a ser agora controlado de forma mais eficiente no novo modelo à custa dum tempo de recarga mais longo, bem assim, como a gestão e duração das baterias. A outra alteração é, por sua vez, uma correcção de uma dos problemas que também "critiquei" quando redigi o artigo do SB-900: Os filtros de acoplar para correcção de cor. Esses são, agora, em plástico rígido em vez de plástico tipo acetato!

E não haverá muito mais a dizer sobre este novo produto pois pressinto que, sinceramente, seria uma duplicação falar mais acerca do mesmo... Hã! Talvez tenha sido melhorado ainda um outro aspecto que não gostei: A dificuldade de comutação, através do botão selector principal (Ligar/desligar), para os modos de "Remote" e "Master". Mas isso, só quando estiver com um, poderei testar...!

Quanto às características e dados técnicos podem ver os mesmos, em pormenor, no artigo de teste acerca do SB-900 pois, exceptuando os dois aspectos acima referidos, tudo se mantém igual neste "novo" Nikon SB-910!

Para ver o artigo em detalhe e saber mais acerca do SB-900 (SB-910) cliquem aqui.

6 comentários:

mfc disse...

Gosto muito desta tua preocupação em "ensinar" com uma simpatia extrema!
Um abraço.

Fábio Martins disse...

É belo, esse fash!

Cesar disse...

Realmente, por pequenos ajustes, não existe motivo para alterar o modelo! A questão é que hoje em dia tudo gira em torno de marketing... concorda?.

José Loureiro disse...

Neste caso, penso exactamente isso!
Não que as melhorias não sejam dignas de registo mas porque tudo o resto se mantém igual… é o mesmo Flash… melhorado! Daí que também lhe tenham chamado SB-910 e não outro nome qualquer iniciado por outro algarismo!

pbl disse...

Maldade minha:
http://www.canonrumors.com/2011/11/next-canon-flashes-with-exposure-based-on-color-temperature/

José Loureiro disse...

Não é maldade nenhuma!
Não sou “Nikonista” fanático. Embora seja “utilizador” Nikon já usei por várias vezes produtos Canon e sei reconhecer sem qualquer complexo quando são melhores!
E, a ser assim, este é um dos casos.
Em todo o caso esta “guerra” entre as duas marcas é saudável e acaba por servir de alavanca para a evolução de equipamentos cada vez melhores, mais avançados e a melhor preço! Tal como na Formula 1, só há necessidade de investir dinheiro e tempo em tecnologia e novos produtos quando os concorrentes fazem melhor!
Depois, na minha opinião e tal como referi, realmente este Nikon SB-910 não traz nada de novo… somente a correcção de defeitos encontrados no modelo que o precede!
Um abraço