Fotografia de Concursos Hípicos | Exemplos com utilização de Texturas por sobreposição em camadas


Nikon D300 + Nikkor 80-400mm VR
@ 92mm, f/5, 1/1000 seg., ISO 160




Nikon D300 + Nikkor 80-200mm f/2.8
@ 145mm, f/2.8 (+ 0,3Ev), 1/125 seg., ISO 3200




Nikon D300 + Nikkor 80-400mm VR
@ 220mm, f/7.1  (+ 0,3Ev), 1/320 seg., ISO 125


Existem variadíssimas maneiras de apresentar ou melhor, editar, as fotografias. Actualmente, fazendo uso de meios digitais, o limite é a nossa imaginação. Na verdade, cada vez mais os nossos olhos se habituam a ver fotografias "tratadas digitalmente" em pós-produção. 
Esta é uma questão que divide muitos dos amantes da fotografia. Para alguns, as fotografias devem ser aquilo que unicamente captamos com a câmara. Para outros a fotografia começa a ser somente um "trabalho de laboratório" onde tudo conta mais que a própria captura original...

Enfim, cada um interpreta este assunto à sua maneira. Pessoalmente, entendo que, contrariamente à "fotografia analógica", os ficheiros saídos de qualquer câmara digital necessitam e beneficiam com algumas correcções posteriores. Esse tipo de edição não me repugna rigorosamente nada pois também na dita "era analógica", com a fotografia em película, se faziam estas correcções em laboratório.
Em termos grosseiros, substituímos o laboratório pelo computador de nossa casa...

Exemplos - Originais/Texturadas (Clique p/aumentar)
Bom, um dos temas que amiúde fotografo são os cavalos e os concursos de saltos hípicos. Regra geral, pouca edição faço às fotos além de pequenas correcções de níveis. Neste espaço já publiquei, por diversas vezes, fotos de concursos de saltos hípicos mas, por vezes, é preciso também variar. Por isso, as fotos de hoje são um exemplo daquilo que podemos fazer em pós-produção para as tornar mais apelativas. Em todas foi usada a "técnica de sobreposição com textura por camadas".
O processo em si é relativamente simples mas devido às inúmeras e indispensáveis fases necessárias para o finalizar não o vou aqui explicar.
Ao lado podem ver as diferenças entre os ficheiros originais (sem qualquer alteração) e o resultado final que se obtém com o uso desta técnica. 
As imagens são um tanto ao quanto "artificiais" mas, quanto a mim, são comparativamente bastante apelativas e conseguem prender-nos a atenção.
Esta é uma das técnicas frequentemente usadas por editores/fotógrafos de "Fine Art" e em função do fundo (textura) usada (e duma série doutros factores) permite alcançar resultados de grande sentido estético. Não estou a dizer que eu os consiga... Longe disso! Até porque não domino minimamente esta técnica de edição... mas os exemplos servem para dar uma ideia do que estou a dizer.
Para uma melhor comparação com o "tradicional" tipo de fotografia usado nestes eventos podem ver exemplos somente com pequenas correcções de níveis aqui; com efeito de Panning durante a captura  aqui e aqui; e com conversão para sépia aqui ou aqui.

Tal como acontece com o “HDR” esta técnica tem a dicotomia de tanto possibilitar imagens de elevado sentido estético como… grosseiras. Ou seja, o seu emprego deve ser "doseado”!
Basicamente, precisamos da fotografia que queremos editar, dum computador com um programa de edição de fotografias e ainda duma segunda fotografia que não mais é do que uma textura que servirá de fundo. De seguida combinam-se as duas fotos em camadas e deixamos transparecer acentuando aquilo que queremos que fique visível. Claro está que, quer o fundo, quer a nossa fotografia original não dispensam, além disto, os "normais" acertos e correcções de níveis, tons, saturação etc...
Enfim… algo diferente. Para variar!

4 comentários:

Fábio Martins disse...

Aquela terceira imagem está espectacular. Parabéns

mfc disse...

Tantas dicas óptimas!
Obrigado e um abraço.

José Loureiro disse...

Na verdade, em relação às “dicas”, faltou dizer o mais importante, ou seja, como se emprega em Photoshop esta técnica… mas foi mesmo por se tratar dum processo complicado para explicar somente por escrito e/ou por imagens como costumo fazer.
Talvez oportunamente se arranje outra forma para o explicar…
Um abraço

Francisco Baudouin disse...

Na minha modesta opinião de fotógrafo amador, eu penso que, uma boa fotografia pode merecer alguns tratamentos e imagem que acabam por valorizar esse mesmo trabalho. Eu tenho várias e a opinião que tenho recebido é que as pessoas gostam. A foto fica mais valorizada quanto a mim, estas que nos trouxe, parecem autênticos quadros. Gostei imenso.