Construção de "Anel de luzes LED´s" para Macrofotografia






Image Hosted by ImageShack.us
Há tempos atrás, pela altura em que construí uma Base/Plataforma para Macrofotografia com "Bellows" (abre em novo link) deparei-me com um problema:
- A iluminação específica e absolutamente necessária para este tipo de fotografia!
Desde logo, senti a necessidade de construir também um sistema de iluminação eficaz que se apropriasse à iluminação a pouca distância de forma homogénea e contínua.
Curiosamente uma das ideias que tive foi recortar o centro dum CD e preencher, de forma circular, o mesmo com pequenas luzes de diodos vulgarmente conhecidas por luzes de "LED". Este tipo de luz "LED", permite uma iluminação com ampla variedade de temperaturas de cor mas escolhendo o "Branco Luz do Dia", com uma temperatura que ronda os 6000ºK, obtemos uma iluminação com uma temperatura próxima da luz dos flash's. Todavia, existem diodos (LED) que, consoante a cor que emitem, permitem temperaturas de cor que variam entre os 2800ºK a 9500ºK. Por outro lado, está comprovada a durabilidade, estabilidade de iluminação e baixo consumo deste tipo de luz.

Adiante... uma das dificuldades na construção deste sistema residia na montagem dos Led's na superfície do CD.
Ao "navegar" pela Web descobri que afinal já alguém tinha tido ideia semelhante e que de forma muito prática tinha resolvido esse problema. É precisamente esse vídeo que partilho com vocês pois acho que o merece!
Só ainda não descobri onde se vendem os "anéis com luzes LED" já integradas... se alguém por aí souber...

9 comentários:

Stefano Davanzo disse...

Great idea!
Thanks

Ciao Stefano

Fábio Martins disse...

É uma ideia interessante!
Já agora, que lente é essa na imagem?

José Loureiro disse...

A objectiva da imagem (que está montada no “Macro-Bellow”) é uma Nikkor 50mm f/1.4 AI.
Contudo, pode construir este tipo de “anel de luz” de forma a adaptar-se a qualquer objectiva. Só tem que comprar um anel adaptador/inversor para o diâmetro do tamanho da que usar.

Unknown disse...

Os anéis de LED podem ser adquiridos aqui: http://www.dealextreme.com/p/2-7w-18-led-5050-smd-led-car-angel-eye-light-ring-58429

José Loureiro disse...

É isso tudo!
Obrigado.

Mauro Santos disse...

boa noite. gostaria de deixar aqui um link para um produto, que embora não seja substituto total deste aqui demonstrado, penso que para muitas situações valerá mais a pena,principalmente para quem não se sentir à vontade com electronica. E não fica assim tao caro!

fabricante: http://www.jjc.cc/products_info.asp?id=804&cid=101&pid=101&s_series=all

comerciante: https://shop.afterbuy.de/Blitz--Beleuchtung---Zubehoer-JJC-LED-48B/a35556329_u3680_z1cb4caea-0951-4fa3-9d05-bba9f2fa5b90/

cumprimentos,

José Loureiro disse...

Obrigado pela partilha da informação.

Vidal Pinheiro disse...

aqui tambem disponivel em varias medidas

http://hongxing-zxa.en.made-in-china.com/product/RMWErehcgbVf/China-Angel-Eyes-LED-Light-LED-Round-Light-LED-Ring-1210-SMD-.html

Vidal Pinheiro disse...

Bom dia Jose Loureiro, nesta pagina tem uma serie de opções de flash Anelar por Leds a partir de 40 Dolares e ate 100 dolares vale a pena dar uma vista de olhos http://dx.com/p/meike-5500k-32-led-white-macro-ring-flash-light-for-nikon-dslr-4-x-aa-93857