Nikon D5100. Aí está mais uma nova câmara!




Lançamento no dia 5/4/2011.
Será a "substituta" da Nikon D5000 que já saiu de produção há algum tempo e vai preencher o nicho de gama entre as recentemente lançadas Nikon D3100 e Nikon D7000.
Para já não há muito mais a dizer além do que consta do vídeo... Portanto, quem precisar de comprar uma nova câmara (para as férias do verão) talvez esta possa ser uma das opções!

12 comentários:

Anónimo disse...

Parece ser bem interessante. Falta é saber o preço! Provavelmente será superior à D3100, mas será que vale essa diferença? È que eu estava a pensar em adquirir a D3100, mas agora fiquei na dúvida!

Paulo Reis

José Loureiro disse...

No mercado Norte-Americano o preço (só corpo) está a seu anunciado na ordem dos $800,00.
Claro está que após os primeiros meses de comercialização os preços começarão, como é costume, a descer.

Unknown disse...

gostaria de uma informção?ola bom dia ,vi seu site e adorei as informações ,mas tenha duvida de uma coisa, veja só sou fotografa a pouco tempo ,minha camera e uma nikon d40 e meu flashh e um sb 600 ,e trabalho mais com crianças e eventos escolares ,mas nao tenho estudio ,meu trabalho e na casa das pessoas ,e gostarai de uma informçao ,pois quero tem mais luz nos minhs fotos e me indicaram em vez de montar um estudio com sombrinhas e tão ,me indicaram cobra dois fotocelulas e acopla dois flash e me indicaram esse sb 26 , mas nao sei se ele serve pra isso que estou querendo e pra minha camera ,me tire essa duvida!!! pois se com o fotoceleular acoplado nele ele serve e tem o disparo na mesma hora que o meu da camera o sb 600 dispará??? aguando resposta e o muito obrigada desde ja.

José Loureiro disse...

Lucineide
O Nikon SB-26 dispara remotamente (sem fios) com o clarão emitido por qualquer flash remoto integrado numa câmara ou outro qualquer flash externo.
Para tirar todas as suas dúvidas pode ver este artigo acerca do funcionamento do mesmo (copie o link e cole no browser):

http://joseloureirophotography.blogspot.com/2010/05/nikon-sb-26-utilizacao-como-flash.html

Penso que ficará esclarecida.

Antonio Carlos - Brasil disse...

Caro Loureiro, estou indo a Lisboa no proximo mes e penso adquirir uma Nikon 5100 com objetivas 18-55 e 55-350. Comon profundo conhecer deste mercado, poderia me indicar alguma loja com bons preços? Grato.

José Loureiro disse...

Olá António Carlos,
É uma questão de procurar nas várias casas mas penso que a Media-Market ou a Pixmania terão bens preços. Em relação à última pode ver o site deles, encomendar e depois levantar na loja que possuem em Lisboa (desconheço a localização concreta).

Filipe Carvalho disse...

Boa tarde! Primeiramente quero congratulá-lo pelo seu magnifico blog! :)
o que acha da nikon d5100? Pode ser considerada profissional? Pode ser usada muito frequentemente ou nao e aconcelhável? o que e que a d7000 tem assim de mais valias eu estive a ver as caracteristicas e em termos de qualidade de imagem pelo que vi nao parece haver grande diferença o que me ressaltou de mais importante foi mesmo a d7000 ter o motor de foco no interior e a d5100 nao.
So mais uma questao em termos de lentes quais aconcelharia para fazer fotos de paisagens (rural/praia /por de sol), cidade mais do tipo urbano (quero fotografar o porto pois e a minha cidade :P), de retratos de pessoas(tipo sessoes fotograficas) e animais? Eu tenho a 18-55mm mas creio não ser sufeciente (mas como sou novato nao tenho a certeza..).
Agredeço desde já uma resposta, e mais uma vez parabens pelo seu completissimo blog!

José Loureiro disse...

Obigado 
Bom, a Nikon D5100 de facto não pode ser considerada uma câmara de gama profissional… No entanto, isso não significa que não seja capaz de produzir excelentes imagens! Como, aliás, uma D3200 ou até uma simplicíssima D40! A câmara não é tudo… Mas, de facto, as funcionalidades e o nível de robustez da Nikon D5100 não permitem apelidá-la de tal.
Actualmente a D5100 encontra-se descontinuada. A sua substituta é a Nikon D5200.
Em relação à Nikon D7000 (actualmente também já não produzida – a sua substituta é a Nikon D7100) é uma câmara mais robusta, com mais funcionalidades de acesso directo e que se insere num segmento acima da séria D5000.
Quanto a objectivas, uma zoom idêntica à que possui é um bom começo pois aplica-se a uma série de situações fotográficas. Se pretender captar fotografias a objectos que não consiga aproximar-se, então poderá complementá-la com uma teleobjectiva do tipo 55-200mm; 55-300mm; 70-300mm ou alguma do género…

Filipe Carvalho disse...

humm esta bem :)
entao entre adquirir uma 18-200 que abrange tudo e preferivel uma 18-55 e uma 55-200?

Muito obrigado pela a anterior explicaçao, so nao percebeci muito bem o que quis dizer com robustez? é mau a maquina ser pequena?

José Loureiro disse...

Pessoalmente acho melhor opção as zoom com menor amplitude de distâncias focais embora haja excepções… Mas uma das potencialidades das SLR-D é precisamente a facilidade com que podemos comutar entre objectivas!
Em relação à robustez, esse o próprio nome o explica… A D7100, por exemplo possui o corpo da câmara em liga de metal – a D5100/5200 em plástico…Isso pode ser relevante para uma utilização mais intensiva.
Por último, o tamanho da câmara em nada interfere com a qualidade da imagem só que regra geral as câmaras de gama superior são maiores por possuírem uma série de botões e acessos mais directos. Além disso, o próprio tamanho é consequência, também, dos elementos que a compõem: Corpo e revestimentos. O que, lá está, proporciona uma maior robustez e isolamento às condições meteorológicas!

Filipe Carvalho disse...

eu estive a ver o seu teste com a sigma e vi alguns dos seus comentarios, e so para confirmar se percebi bem, quando as objetivas sao 18-200 tem mais lentes no interior e isso faz perder em termos de qualidade de imagem/optica? e e preferivel ter a mesma distancia em separado? do tipo 18-55mm e 55-200mm? é que me disseram que quando se tem de trocar de objetiva podemos sujar o sensor e que para limpar e complicado :o, nao sei se é verdade... mas e necessario muito cuidado a trocar de objetivas? so por esse motivo (o de poder danificar/sujar o sensor) e que sugeria uma objetiva com uma maior abrangencia focal mas se me garantir que nao ha quase problema e que ganho em qualidade de imagem, nao me importo de ter que ter o trabalho de trocar de objetivas enquanto fotografo. Mais uma vez muito obrigado e desculpe estar a ocupar o seu tempo... e se voce achar que eu estou bem servido com a 18-55mm e que por agora nao preciso de uma maior distancia focal para o tipo de fotografia que quero fazer tudo bem :)

José Loureiro disse...

Olá Filipe
É aconselhável algum cuidado ao “trocar” as objectivas do corpo da câmara mas isso não é nada de mais... basta evitar fazer a mudança em locais poeirentos (terra; areia existente por exemplo em eventos desportivos ou em certos locais em dias de vento) e tentar fazer essa operação com a frente da câmara preferencialmente virada para baixo. Portanto é simples. Em todo o caso. Mesmo não “trocando” de objectivas o sensor pode muito bem, na mesma, ficar sujo com a utilização ao longo dos tempos. Isso é normal.
Solução?
- Limpar!