Fotografias para concurso... de culinária! (ou como fotografar receitas...)


Nikon D300 + Nikkor 24-70mm f/2.8
@ 52mm, f/4, 1/2 seg., ISO 100




Hoje vamos falar de culinária...

Não, ...na verdade, não!
Acontece que, recentemente, tive de fotografar umas receitas destinadas a um concurso... de culinária, claro!

Por isso, lembrei-me de colocar umas amostras dessas fotos "home made" e dar umas dicas.... não vá alguém também precisar...



Quanto às questões culinárias não faço a "mínima" mas, quanto à receita (das fotografias), essa é simples...

Ingredientes:



- 1  Câmara
- 1 Objectiva Zoom 
- 1 sala (ou cozinha) 
- 2 tripés
- 1 cabo disparador
- 2 Flash's... e acho que chega!
Preparação:
  • Colocar os pratos a fotografar de maneira a conseguir um fundo homogéneo e isento doutros elementos que só servirão para confundir o aspecto final.
  • Fazer a composição/enquadramento pretendido colocando o "prato" o mais próximo possível da frente da objectiva (desde que não ultrapasse o alcance mínimo de foco)
  • Escolher uma abertura de diafragma suficiente para que o prato se apresente focado (ou somente parte dele) mas que desfoque o fundo (ou, também, a parte mais afastada do motivo)
  • Colocar a câmara de modo a que não fique num ângulo muito vertical (elevado em relação ao motivo). É preferível ajustar a exposição para uma abertura menor (aumentando valor f/stop) para conseguir uma maior profundidade de campo do que captar uma fotografia "chapada".
  • Se utilizar uma objectiva zoom escolher uma distância focal "normal" que não distorça os planos. Distâncias focais pequenas tendem a inclinar/convergir as linhas e a deformar mais a imagem.
  • Para eliminar sombras duras (mas permitindo algumas sombras suaves), foram utilizados dois flash's (um Nikon SB-900, como comando, na câmara e um Nikon SB-26, em modo remoto, a 1/32 de potência, num outro tripé), ambos direccionados para o tecto de maneira a reflectir o clarão o mais uniformemente possível por toda a mesa de suporte. Caso seja usado um só o processo seria análogo.
  • Caso a luz em que estejamos a fotografar nos agrade e queiramos manter essa atmosfera deverá ser usada a opção de Flash "Rear Flash". Deste modo, a câmara fará a leitura da luz existente, mantendo esse ambiente, servindo o flash (que será disparado só na fase final da exposição, depois de captada a luz ambiente) para "preencher" ou "encher" as sombras e zonas que se apresentem sub-expostas. Eventualmente, caso a iluminação existente seja boa, pode, por outro lado, perfeitamente ser prescindida a utilização de flash's...
  • Fotografar em "RAW" neste tipo de situações é uma boa ideia! Em posterior edição torna-se muito mais simples corrigir o "Equilíbrio de brancos" caso não esteja correcto ou a nosso gosto!
  • Este é um dos casos em que é possível (e é também uma boa ajuda) manter o computador ligado directamente à câmara de modo a visualizar e corrigir de imediato os resultados obtidos no que toca à exposição, iluminação, etc... 
Por último, (depois de tudo cozinhado, ehehe) em posterior edição, "dar" os últimos retoques que sejam ainda necessários (correcção de níveis, balanço de cores, etc...) de modo a tornar apetecível o conteúdo das fotos...

By the way... as fotografias às receitas para o concurso foram um "pedido especial" da minha esposa...
Espero que as receitas agradem, que as fotos ajudem e.... que ela ganhe!

4 comentários:

Sara Carvalho disse...

Eu não tenho dinheiro para comprar flashs e a iluminação cá em casa é muito má, será que tenho hipótese de contornar a situação?
É que tiro muitas fotografias às receitas que faço mas ficam sempre com uma má luz.
Beijinhos

http://www.facebook.com/album.php?id=100000256605002&aid=35547

José Loureiro disse...

Olá Sara.
Qualquer candeeiro ou foco poderá servir para criar a iluminação. Além disso, caso disponha duma divisão onde a luz natural entre e se espalhe (sem raios de sol directos) também será um bom local para fotografar. Por vezes a tendência é de colocar o que queremos fotografar directamente ao sol e, em certos casos, esse não é a melhor solução pois cria reflexos e sombras duras… Fotografar num ambiente em que a luz seja mais difusa (por vezes mesmo com cortinados fechados) pode criar uma iluminação muito mais suave.
Claro que neste caso torna-se (ainda mais) essencial o uso de tripé (se tiver cabo disparador ou comando use-o também) uma vez que este tipo de iluminação, combinado com aberturas de diafragma pequenas (valores f/stop altos), prolongará a exposição em demasia para conseguirmos captar fotos segurando somente a câmara a punho.
Acerca deste assunto pode ver aqui (copie e cole no browser):
http://joseloureirophotography.blogspot.com/2009/02/natureza-morta.html
Bjs.

Pedro Ferreira disse...

Até abre o apetite :P

José Loureiro disse...

Epá, isso é que é ser um comilão… acabaste de jantar!
Abraço