Dicas de Photoshop - Motion Blur...


Pois bem!
Então cá fica, sem grandes palavras pois penso serem desnecessárias, a explicação de como conseguir o efeito da fotografia da semana passada "Margens do Vouga". (clique aqui para ver)

É um efeito um pouco “dejá vu” que, contudo, continua a resultar bem com certos temas… florestas ou aglomerados de árvores são alguns exemplos.
Existem duas maneiras de o conseguir: a “natural” e a "pós-produção”. O segundo método é um dos casos em que, aproveitando a tecnologia ao nosso dispor, conseguimos rapidamente um efeito que, no local, poderia demorar algum tempo e bastantes tentativas até "dosear" correctamente o "tremido" vertical.
Mas, se quiserem tentar o modo directo só têm de colocar a câmara num tripé "estável" e, bloqueando a possibilidade de efectuar movimentos horizontais, "abanar" ligeira e verticalmente a câmara durante o decurso da exposição. Para tal deve ser seleccionada uma abertura pequena (f/22) e o ISO mais baixo possível que câmara permita e fim de conseguir aumentar o tempo de exposição.

Se quiserem conseguir o mesmo efeito de maneira mais prática é só usar o Photoshop seguindo as dicas abaixo:



Depois de aberto o efeito "Motion Blur" deve ser seleccionado o ângulo vertical (90º) e a distância em pixeis que determina o aumento ou diminuição do efeito pretendido (que varia consoante o motivo e o nosso sentido estético...)


Como vêem e extremamente simples!

1 comentários:

J. Cesar disse...

J. Loureiro: obrigado por partilhar seus conhecimentos conosco.