Acessórios: Originais ou de fabricantes independentes?



Há uns dias atrás precisei de utilizar dois fllash´s fora da câmara e colocados nas respectivas bases externas. Quando arrumava a "tralha" toda, reparei que as tais bases que utilizei eram diferentes uma da outra. Uma era acessório original da marca e outra não. Curioso que, numa primeira vista pensei que a de terceiro fabricante era a original e vice-versa. A razão está à vista! A "não original" difere em dois pormenores que, todavia a tornam melhor que a original: O encaixe de rosca é metálico e os pés estão revestidos com circunferências de borracha enquanto que o acessório original é composto por uma só peça todo em plástico!

Ou seja, este é um daqueles acessórios em que a "imitação" é melhor que o original e em que nos devemos dar por contentes pelo dinheiro que estes custam a menos que os comercializados pela marca. Cumprem a sua função, sem qualquer limitação face ao original. Além destes, as tampas de objectivas e de corpos de câmaras são bastante mais económicos que os comercializados pelas marcas... principalmente no caso da Nikon! Contudo nem sempre é assim e há acessórios em que não compensa comprar barato. Estou a lembrar-me, por exemplo, das baterias não originais ou punhos que muitas vezes não funcionam correctamente. No caso das baterias (...algumas) o problema mais comum reside na incapacidade de transmitir o correcto nível (ou percentagem) de carga disponível estando por vezes totalmente carregadas e ao fim de meia dúzia de disparos indicam exaustão de carga!

Outro dos acessórios que, regra geral, é bem mais barato que o equivalente original são os "indispensáveis" cabos disparadores. A função deles é simples e limita-se a disparar o obturador. Por isso, desde que compatíveis, a maior parte dos que existem no mercado cumprem essa tarefa!

Moral da história: Há coisas em que podemos poupar dinheiro, ficando inclusive melhor servidos. Há outras em que pura e simplesmente "o barato sai caro"...

3 comentários:

Unknown disse...

concordo plenamente consigo, se podemos comprar mais barato e igual ou melhor, porque não!mas em relação ás baterias não originais ja é preciso ter muita atenção, pois depois de lhe mandar o mail e de me ter respondido, fui á loja e por acaso o funcionário tinha lá uma devolução de uma bateria não original nova, que acusava já o dito estado de exaustão, neste caso como disse, o barato saiu caro...

continue como bom trabalho...

Gabriel Pinto disse...

Olá José,

Antes de mais, parabéns pelo excelente conteúdo do seu blog.

Comprei um flash SB-600 em segunda mão mas que não trazia a respectiva base externa.
Pode dizer onde comprou a sua base não original?

José Loureiro disse...

Olá Gabriel.
A base que possuo (não original) é do SB-26 um flash que já tenho há bastantes anos…
Penso que se procurar na Amazon ou até no eBay não terá grandes dificuldades em encontrar este tipo de acessórios.
A base é a mesma para qualquer flash desde os SB-24/26 até aos recentes SB-600/700/800/900.