Nikon F80


Ainda se lembram destas câmaras? Curioso como parecem fazer já parte dum passado tão distante!!!
Pois bem, esta semana publico somente esta fotografia para lembrar os "velhos" tempos do analógico!
Quantas fotografias e recordações ficaram do tempo em que usei esta F80... e outras câmaras analógicas...
Pessoalmente sinto que, durante muito tempo, fui um dos resistentes à "passagem" para a "era digital". Nada que me tenha arrependido, mas andavam já as câmaras nos 6/7 Megapixéis quando decidi, ainda "meio a medo" dos resultados que poderia eventualmente obter, que era altura de experimentar...  Todavia, tenho de confessar que depois do "salto" já não resta grande hipótese de retorno.
Contudo, o "sabor" do analógico fica... A curiosidade de mandar revelar os rolos o mais rápido possível para ver o que se tinha conseguido... As boas surpresas, as desilusões, os rolos "queimados" em alguns laboratórios... enfim, agora tudo é rápido, imediato. No fundo a fotografia adaptou-se à rotina dos actuais dias. Rápidos, com margem para "falhar" cada vez menos...

Já agora, passando para os tempos recentes.... Há dias publiquei neste blogue o artigo acerca do flash SB-900. Esta fotografia é mais um exemplo da iluminação possível: "Rear Slow" direccionado a 180º (f/13, 5 seg., ISO 125).

1 comentários:

filipe m. disse...

Não só me lembro, como também tenho uma dessas (mas sem punho vertical). Grande máquina, para quem quiser uma F100 mais leve!, mas com duas coisas altamente irritantes:

- O botão de compensação de exposição está no sítio errado (a Nikon tinha que meter água em alguma coisa...);

- Só é possível utilizar intervalos de 1/2 stop. Seria assim tão difícil ter copiado a F100 nisso?...

Seja como for, não deixa de ser uma excelente máquina, a um (actualmente) baixíssimo preço!

Sim, eu também tenho a "panca" do rolo... ;)