CHPM (Centro Hípico do Porto e Matosinhos) - Concurso de saltos CSN-C


Nikon D300 + Nikkor 80-200mm f/2.8 ED AF
(@ 80mm, f/2.8, 1/60 seg., ISO 640)



Mais um fim de semana passado nos cavalos... Desta vez no CHPM onde a "pequena" (nas fotos) participou em mais um concurso de saltos.
Apesar das provas se terem realizado durante o dia, no interior do picadeiro, isso de pouco vale não sendo, por isso, sinónimo de boa iluminação.
As condições de luz foram aquelas a que já estou habituado: Pouca e má qualidade de iluminação com alguns planos do picadeiro em contra-luz... o que não ajuda em nada! Não dá para fazer muito melhor (penso eu). Sobe-se o valor ISO até aos 640 permitindo, desse modo, com a objectiva que uso especificamente para fotografar neste tipo de situações - a Nikkor 80-200mm f/2.8 - na sua abertura máxima, velocidades de obturação razoáveis. Os valores de obturação conseguidos, nesta situação em concreto, a 640 ISO @ 80mm, com aberturas de f/2.8 situam-se sensivelmente entre 1/60 e 125 seg.. Valores esses que, quanto a mim, estão dentro dos ideais para fotografar o tema em causa. Isto porque não é necessária muito mais velocidade de obturação. O motivo é simples: Não queremos "congelar" por completo a imagem. Partes da fotografia têm de transmitir algum "arrastamento" (fundos, obstáculos, patas dos cavalos...) de modo a ilustrar a sensação de deslocação. Caso contrário, toda a cena seria absolutamente estática e perder-se-ia a sensação de movimento... Importante, também, é manter devidamente focado e definido o rosto do cavaleiro pois é precisamente o ponto principal a partir do qual se faz a inicial leitura da fotografia.

*  Ainda a propósito do tema, para quem quiser fotografar este tipo de eventos, posso deixar mais algumas dicas básicas:
  • Fotografar sempre o conjunto Cavaleiro/Cavalo no início do salto e não no fim. Ou seja, sempre com as patas dianteiras do cavalo no ar e não o contrário;
  • Fotografar verticalmente. Será, porventura, uma dificuldade adicional mas resulta numa maior dimensão do conjunto e numa melhor leitura. (No caso em concreto não o fiz porque, face à minha localização no recinto, caso o fizesse, incluiria a parte superior das paredes do picadeiro, em acrílico... Pouco estéticas, além dos "tais" problemas da contra-luz em relação ao interior escuro do picadeiro).
  • Utilizar o modo de exposição contínuo seguindo o conjunto conforme a Técnica de panning;
  • Escolher uma boa localização que nos permita captar fotos a cerca de 45º. Em fotografias completamente de lado o cavaleiro ficará parcialmente encoberto pelo obstáculo enquanto que nas de frente, que poderão em certos casos ser interessantes, não se conseguirá tão facilmente a sensação de movimento.

2 comentários:

pbl disse...

Boas dicas...

Dylan disse...

Excelente ajuda para quem ama a fotografia e mesmo para quem não tem uma máquina tão avança como é o meu caso.