Dicas de Photoshop - Como criar uma imagem plástica?

Nikon D200 + Nikkor 60mm f/2.8 Micro
(ISO 100, f/3.2, 1/60 seg.)

Certas imagens distanciam-se um pouco da realidade, quer seja em termos de cor, de textura, etc. Por isso mesmo, em determinados contextos acabam por ter maior impacto que uma imagem realista. Embora este tipo de fotografia seja especifico, é muito usado, designadamente em publicidade onde, alterando e afastando o realismo daquilo que fotografamos acabamos por conseguir imagens isoladas desprovidas de contexto mas de maior força apelativa. Não sei se a imagem que hoje aqui deixo será, em rigor, um desses exemplos mas em todo o caso servirá, no entanto, para demonstrar uma das maneiras de o conseguir em termos de edição em Photoshop.

Claro que, previamente, temos que pensar no que pretendemos fazer e de seguida através de pós-produção acertar umas "coisitas"...
Como se captou, neste caso concreto, a foto que originou a imagem do topo?
Bom, para não estar a repetir assuntos anteriormente abordados, podem ver aqui como conseguir! (abre em novo link)
O processo é idêntico e permite isolar e dar volume ao objecto.

Depois, em Photoshop, além dos "tradicionais" acertos de níveis, etc, existe ainda um outro "segredo"...
Abaixo ficam, sem grandes explicações pois penso que serão dispensáveis, dois screenshots que ensinam quais os passos a seguir para obter o resultado final:




Pessoalmente devo dizer que não sou grande fã deste tipo de imagens mas, quer se goste ou não, a imagem deste Kiwi acaba por ter um aspecto plástico bem diferente duma fotografia realista... pelo menos aqui fica mais uma ideia…

4 comentários:

Roberto disse...

José, parabens pelo seu site. Gostaria de que voce falasse sobre macro, pretendo comprar uma D7000 mas não encontrei nada sobre este recurso para esta camera.

José Loureiro disse...

Olá Isadora
Fotografar em Macro nada tem a ver com as câmaras DSLR em concreto mas sim com a técnica e objectivas que se usam…
Pode tentar ficar um pouco mais esclarecida vendo a secção Macro no blogue ou este artigo sobre considerações gerais (copie e cole no browser):
http://joseloureirophotography.blogspot.com/2009/09/macrofotografia-consideracoes-gerais.html
Cumprimentos

Roberto disse...

Na realidade Isadora é a minha netinha, não sei porque meu email gerou com esse "nick".Obrigado pela pronta resposta. Gostei muito da explicação no artigo indicado. Considerando sua "aula", qual lente voce sugere que compre junto com a D7000 que proporcione fotografar em macro?
Atenciosamente,

Roberto

José Loureiro disse...

Roberto,
A Nikon D7000 não é vendida em “Kit” com qualquer objectiva especifica para Macro. Por isso, depende do tipo de fotografia Macro que pretende fazer e do orçamento…
Neste momento, a minha escolha recai na Micro Nikkor 105mm VR.
De forma muito simples e directa, os motivos (tal como em tempos expliquei a outro leitor):
1. Permite um maior espaço de trabalho entre a câmara e o objecto do que a Nikkor 60mm,
2. Depois, embora mais cara que a Micro Nikkor 85mm f/3.5 VR DX, a 105mm é uma objectiva FX (caso mude um dia de corpo de câmara para esse formato continuará a poder usá-la)
3. Tem sistema VR (bem útil em certos momentos este sistema de redução de vibrações...)
Cumprimentos