Lançamento do magazine PLANADOURO em Mogadouro



Sábado passado foi, novamente, dia de andar nas nuvens!
Desta vez, sobre as terras de Trás-os-Montes, em voo num planador “Blanik” do Centro Internacional de Voo à Vela de Mogadouro.
A ocasião deveu-se a um convite para assistir ao lançamento do magazine PLANADOURO.
A publicação em causa, pertença daquele Centro de Voo, terá uma frequência trimestral e será exclusivamente difundida em formato digital.
(os interessados em ler este interessante 1º número - Edição Primavera 2010 - podem fazer aqui, gratuitamente, o download em formato PDF).


Acompanhado do piloto e amigo Pedro Ferreira (que, obviamente, também não podia faltar ao acontecimento) lá saímos de manhã, bem cedinho, para cumprir os mais de 200Km que nos separavam de Mogadouro. Chegados lá, deparamos com um dia que acabou por não ser o ideal para fotografia pois esteve sempre encoberto por uma neblina baixa que persistiu durante quase todo o dia. Os efeitos desse tipo de neblina acabam sempre por se fazer sentir nos resultados finais reduzindo o contraste e fazendo com que seja notória alguma falta de recorte nas fotografias.

Mesmo assim, por “ordem” do "comandante" Osório, director do Centro, lá tive eu que saltar para o planador e fazer umas fotos aéreas de Mogadouro e da pequena simpática aldeia de Azinhoso que alberga o “pessoal” do aeroclube. Ora, como ordem do comandante não se nega, toca a colocar rapidamente um filtro polarizador na Nikkor 24-70mm e levantar voo!
Decididamente, foi a primeira vez que fiz fotografia aérea a partir dum planador… Aliás, foi a primeira vez que andei num! A experiência é fantástica! No ar, a sensação de leveza e isenção de ruído que temos é indescritível. Voei acompanhado do piloto João Corredeira, também habituado às andanças da fotografia, e lá fizemos um sereno voo em busca de alguns “planos aéreos”. Mas, se voar num planador é estupendo, por outro lado, para fotografar não é a melhor solução… Ou seja, conseguimos voar a velocidades muito menos elevadas do que em avião, o que nos permite mais tempo para efectuar a captura, regular as aberturas, ajustar o polarizador, etc. mas, em contrapartida, o espaço interior que dispomos é exíguo. Além disso, o único local isento de vidro acrílico que dispomos para captar fotografias é uma pequena “fresta” vulgo janela que não permite colocar sequer para o seu exterior a frente da objectiva. No caso, “levei para cima” a Nikon D300 com a Nikkor 24-70mm e para arranjar espaço tive de lhe retirar o pára-sol e encostar a frente da objectiva o máximo possível à pequena abertura quadrada. Claro que, face às facilidades que dispomos num avião como o Cessna 152 II para efectuar fotografia aérea as diferenças são abismais. O ângulo desimpedido para fotografar é reduzidíssimo. Mesmo assim ainda deu para umas quantas fotos…
Curiosamente, já pelo final da tarde, quanto tínhamos de regressar ao centro de Mogadouro onde, na Biblioteca Municipal, se iria realizar a apresentação do Magazine, o tempo estava a melhorar e as cores quentes do final da tarde faziam apetecer ficar mais um pouco pois “agora é que era a altura”…. Fica para uma próxima!
Espero que as fotos despertem o vosso interesse e se sintam também tentados a viajar até Mogadouro e a experimentar!

Agumas fotos do dia (clique p/aumentar):
 Fotografias das Aeronaves


_________________________________________________

 Fotografias Aéreas


_________________________________________________

 Lançamento do magazine "PLANADOURO"


 *
Já agora aproveito para mandar um abraço especial a todo o “pessoal” do Centro de Voo à Vela de Mogadouro pela simpatia com que sabem acolher quem os visita!

PS: Osório, sempre consegui estar em casa pelas 9 horas... da manhã! Eh,eh,eh,...

5 comentários:

Pedro Ferreira disse...

Fotos 5 estrelas...conforme nos tens habituado desde o inicio.

Havemos de lá ir mais vezes

Abraço

Pedro

António Luís disse...

Parabéns!
Força com o projecto!
Na reabertura do Pássaro de Ferro, contamos fazer um destaque sobre o Centro de Voo à Vela de Mogadouro!

Saudações aeronáuticas!

Miguel Teixeira disse...

Mas que fotos fantásticas! Que prazer é visitar este blogue. Continuação do bom trabalho que tem vindo a exercer.

Miguel Teixeira

Artur Goncalves disse...

Gostei muito das fotos. Cor, transparência, enquadramento.... Um trabalho de mestre!
Obrigado, mais uma vez, por partilhar o dia connosco em Mogadouro e por nos dar a apreciar tão belas imagens dos aviões, mas sobretudo dos plandores, que, na minha humilde opinião, são as máquinas mais fotogénicas que o ser humano criou...!
Artur Gonçalves

Duarte Fernandes Pinto disse...

Que blog fantástico para quem ama a aviação, os planadores e a fotografia aérea !!! Parabéns!!!
Visitem também este blog português relacionado com a aviação e a Fotografia Aérea de Portugal:

A Terceira Dimensão - Fotografia Aérea de Portugal

Obrigado