Teste – Sony 50mm f/1.4 (Profundidade de campo e “bokeh“)


Sony Alpha 900 + Sony 50mm f/1.4


Testando a Sony 50mm f/1.4…
A imagem de cima faz parte dum conjunto de testes que efectuei com a DSLR Sony A900 e a Sony 50mm f/1.4. O intuito era testar a “qualidade” da imagem nas “zonas fora de foco”.
As conclusões estão à vista. A Sony 50mm f/1.4 tem um “bokeh” agradável a todas as aberturas. Quanto à qualidade de imagem, designadamente no que concerne ao recorte, tendo como referência e fazendo comparação com a Nikkor 50mm f/1.4 AI posso dizer que, excluindo as aberturas extremas, ou seja a f/1.4 e a f/22, em todas a outras a Nikkor (quanto a mim e pelas comparações que fiz) tem um melhor “bokeh” e qualidade de imagem.
A Sony 50mm f/1.4 leva efectivamente vantagem na sua abertura máxima apesar de, tal como na Nikkor 50mm f/1.4, a qualidade de imagem ser pior quer em recorte, quer em contraste, que nas restantes aberturas. Contudo, e pese embora seja de evitar, a Sony é utilizável a f/1.4 enquanto que a Nikkor não o é de todo! Noutro teste, usei esta objectiva na sua abertura máxima em interiores com pouca luz fazendo “subir“ a sensibilidade até ao valor de 1600 ISO.
Concluí que, com muita, muita, repito, pouca luz continua a ser possível captar fotografias. O caso concreto que referi deu-me a possibilidade, mesmo assim, de “trabalhar” a f/1.4 com velocidades de 1/200seg. (sem flash, claro!). Claro, também, que os resultados não são fotografias contrastadas e com extremo recorte mas, mesmo assim dá para efectuar uns registos caso esqueçamos o Flash em casa!

As 7 fotografias que compõem a imagem acima foram captadas em formato RAW e posteriormente convertidas em Photoshop CS4 para o formato JPG sem mais qualquer tratamento digital além, claro está, dum “crop” da área central (mantendo a altura original) e do seu redimensionamento.

 A opinião acerca da Sony DSLR A900 bem assim como sobre esta 50mm f/1.4 fica prometida para breve!

Tópicos relacionados:

0 comentários: