Morcegos-de-ferradura (Estórias...!)


Morcego-de-ferradura – Minas do Pejão - Novembro/2008
Nikon D200 + Nikkor 80-400mm f/4.5-5.6 VR ED-IF AF-D
(@ 400mm; ISO 400; f/5.6; 1/60 Seg.)




Morcego-de-ferradura – Minas do Pejão - Novembro/2008
Nikon D200 + Nikkor 80-400mm f/4.5-5.6 VR ED-IF AF-D
(@ 230mm; ISO 400; f/5.3; 1/60 Seg.)



Por vezes, o engraçado na nossa “busca” por uma fotografia são os momentos que passamos para a captar, aquilo que aprendemos acerca do que fotografamos e as estórias que ficam para contar!
Pois bem, hoje, ao ver umas fotografias antigas, lembrei-me, precisamente, duma dessas situações.
Como documentam as fotografias, o motivo e o local onde ocorreu não é dos mais “habituais”. Trata-se de algo que muitos de nós, de modo mais ou menos manifesto, já tivemos oportunidade de observar mas que, provavelmente, poucos tiveram curiosidade e oportunidade de fotografar.
Embora para alguns estes pequenos animais sejam um pouco repugnantes a verdade que vistos a escassos centímetros não são assim tão horrendos…!
O contacto “in loco” com estes animais, curiosamente, causou-me menos impressão do que da maneira que estou habituado a vê-los – em imagens! Se repararem até têm pelo! A maneira como se seguram, pelas unhas e de cabeça para baixo, durante o dia enquanto dormem, é realmente fantástica!
Os Morcegos-de-ferradura-pequenos (Rhinolophus hipposideros) são uma das 27 espécies de morcegos existentes em Portugal. Segundo o ICNBC, no nosso país, esta espécie tem o estatuto de vulnerável. Também a nível mundial, de acordo com algumas opiniões, parece que a espécie tem sofrido um decréscimo nos últimos 50 anos.
Estes mamíferos, como é sabido, alimentam-se de insectos durante a noite, altura em que estão activos, e o seu habitat são as grutas e minas onde dormem durante o dia. Foi precisamente neste meio e nesta altura que, com alguns cuidados, os fotografei. Basicamente tive esses “cuidados” ao entrar para os sítios onde, eventualmente, os mesmos pudessem estar. A luz da lanterna era primeiro virada para o chão (onde se procurava excrementos destes animais) e só depois, lentamente e em silêncio, iluminava o tecto das minas (no sítio onde havia localizado excrementos) para os clarear. Esta preocupação era fundamentada no “medo” de existirem lá dezenas de morcegos que, se assustados, pudessem voar em debandada contra mim.
Depois de vencido esse primeiro desafio, mesmo com uma iluminação e um contacto muito próximo, estes mamíferos revelaram-se calmos e lá continuavam com o seu sono.
As fotografias que “consegui” destes animais foram um acaso. A seguir passo a contar, parte da estória, tal como a contei há uns meses atrás, a alguns amigos num e-mail:

“Este sábado tive a oportunidade de poder entrar nas antigas Minas do Pejão.
Encerradas desde 1994, estas minas tiveram em tempos por finalidade a extracção de carvão.
Hoje em dia estão fechadas não podendo ser vistas nem tendo aceso público mas... com alguns contactos certos, consegue-se que o guarda faça uma meia dúzia de Kms e passe por lá cedo e deixe o portão aberto... depois é só entrar, encostar o portão e desfrutar no máximo do sossego de tudo o que ainda há para ver!
Fui aos pássaros, levei material fotográfico específico para esse fim, mas aproveitei para alargar horizontes...com o que tinha à mão! Não imaginam o que é tirar fotos a morcegos, no interior das minas, sem qualquer luz, só com a ajuda duma pequena lanterna e com uma lente 400mm... teve piada até porque, no sítio em que estavam, era possível tocar nos morcegos, mas com a objectiva que levei tinha que me afastar aí uns 3 ou 4 metros (que é a distância mínima de focagem da objectiva), por vezes tentar empurrar as paredes das minas para ter espaço, enfim...
As fotos são de Morcegos-de-ferradura e foram captadas no interior das minas. A partir de certos sítios como não se conhece e se começam a ver as madeiras de suporte partidas o melhor foi mesmo não avançar mais. Mas ainda deu para ver a pequena capela que existe no interior...Da próxima já vou preparado!”

2 comentários:

gilearde disse...

olá meu nome é gilearde sou de campo gramde ms quero parabenizar vc por conpartilhar seus conhecimentos conosco estou iniciando na areia da fotografia tinha uma hx1 da sony mas vi que estava muito abaixo do que eu queria estou querendo me profisionalizar e comprar o mais rapido possivel uma maquina custo beneficio que nao vá me descepcionar gostaria de uma opinião de um profisional se a d 7000 da nikon seria uma maquina já de trabalho tipo festas,casamentos,natureza etc aguardo seu comentario pois ele me ajudara e muito na minha decisão final

José Loureiro disse...

Olá Gilearde.
Caso queira esclarecer as suas dúvidas acerca da Nikon D7000 deverá ler o artigo acerca da mesma e os variados comentários no final.
Certamente que responderá a muitas das suas questões e dilemas.
Pode ver aqui