O livro...



Nikon D200 + Nikkor 50mm f/1.4 AI


Para esta fotografia, foram precisos 2 pequenos candeeiros (desta vez um deles de halogéneo – o halogéneo transmite uma temperatura de cor mais fria do que a tradicional luz incandescente); 1 fundo preto (cartolina, que em função da luz usada transmite uma cor esverdeada) e…. um secador de cabelo! Exactamente! O efeito está á vista. Com a máquina no tripé, e com uma velhinha objectiva de foco manual, mas de excelente qualidade óptica, (Nikon nikkor 50mm f/1.4), depois de enquadrado e focado o motivo, foram feitas várias fotos em sequência usando o modo de disparo contínuo da câmara. Foi usado um cabo disparador enquanto que, lateralmente e ao nível do livro - da direita da foto para a esquerda -, um secador de cabelo tinha como função virar as páginas do dito livro de maneira a criar o efeito pretendido. Assim em vez de uma fotografia de um livro estático, criou-se uma em que se transmite a noção de, como que por magia, as páginas do livro se estarem a folhear sozinhas perante o nosso olhar!
A iluminação foi feita de maneira a criar uma atmosfera escura realçando-se as cores amareladas das velhas folhas do livro.
O jogo de sombras podia ser outro mas a ideia desta fotografia era criar somente a noção de movimento das páginas.
A dificuldade deste tipo de fotografia reside no controle da velocidade de obturação/velocidade de deslocação das páginas do livro. Se a velocidade de obturação for rápida de mais “congelamos” as páginas e não criamos o efeito de arrastamento. Por outro lado, se essa velocidade for lenta de mais criamos um efeito de arrastamento excessivo perdendo-se a noção de movimento e criando-se uma simples mancha circular.
A foto que escolhi foi aquela que me pareceu mais equilibrada, conseguindo-se a sensação de quase visualizar parte do texto de uma das páginas em movimento.
A pós-produção desta imagem em Photoshop limitou-se ao redimensionamento da fotografia e a um pequeno acerto de níveis.

EXIF:
Tempo de exposição - 1/3 seg.
Abertura - f/8
Programa – Prioridade à abertura
ISO - 100
Modo de medição - Matricial
Focagem – manual, usando um sensor (central)
Equilíbrio de brancos- Auto